Neste último final de semana fui surpreendido com a concessão do título de Membro Honorário da Loja “Arautos dos Ritos Maçônicos #747”, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo – GLESP, cujo certificado foi trazido a Brasília e entregue pelo respeitável irmão Victor Vianna.
Ser eleito membro honorário de uma Loja é motivo de honra para qualquer irmão, mas quando isso parte de uma Loja em que se tem grandes amigos e irmãos tão valorosos, uma Loja que trabalha pela preservação e divulgação da Maçonaria Antiga, essa honra é ainda maior.
Agradeço a todos os irmãos da ARAUTOS pela homenagem a mim concedida, comprometendo-me a trabalhar a cada dia para permanecer-me digno de tamanha responsabilidade. Espero poder agradecer pessoalmente em Loja muito em breve.
A Maçonaria brasiliense inaugura sua Era de Ouro. As duas Obediências Maçônicas Estaduais, o GODF e a GLMDF, convivem fraternalmente há mais de 30 anos, e tem essa amizade formalmente sancionada há mais de 15. No entanto, essa convivência parece se fortalecer ainda mais sob a gestão de seus dois atuais Grão-Mestres: Lucas Galdeano e Cassiano Morais. Aqueles que os conhecem percebem que ambos possuem qualidades em comum. Dinâmicos e comunicativos, oriundos do interior (Ribeirão Preto-SP e Araxá-MG), dedicam suas vidas profissionais à saúde (um é dentista e o outro psiquiatra), são socialmente engajados (ambos são Nobres Shriners), e se preocupam com a cultura e a educação maçônicas.
Suas eleições com esmagadora maioria dos votos evidenciam também que essa é a cara da Maçonaria do século XXI ou, pelo menos, aquela que o povo maçônico do Distrito Federal deseja adotar. Grão-Mestres atuantes, com as portas de seus gabinetes sempre abertas, um sorriso no rosto acompanhado de um abraço fraterno e um ouvido atento para cada maçom que por ali passar, seja um Aprendiz ou um Venerável Mestre.
Uma bela evidência dessa postura fraterna e amiga pode ser vista nessa carta aberta.
Numa época em que a Maçonaria brasileira experimenta, em muitas localidades, o amargor de ações que aprofundam o abismo resultante das divisões, são exemplos como o do DF e o do PR que nos servem de pontes em prol do amor fraternal. Afinal de contas, a harmonia é o sustentáculo de todas as instituições, especialmente a maçônica.
Neste último final de semana estive em Rondônia atendendo ao convite da Grande Loja Maçônica de Rondônia – GLOMARON. Foi um grande prazer reencontrar irmãos, conhecer a sede da Grande Loja, e ter participado da comitiva do Sereníssimo Grão-Mestre Aldino Brasil para ir até Ariquemes participar da Dedicação da Loja Vale do Jamarí #38.
No dia seguinte, realizei palestra no Encontro de Ritualística, capitaneado pelo respeitável Irmão Edilson Ribeiro, Grande Secretário de Ritualística, que tem feito um excelente trabalho de padronização ritualística tanto no REAA como no Rito de York.
Agradeço a todos os irmãos da GLOMARON e da Vale do Jamarí, em especial os Irmãos Aldino, Nascimento, Edilson, Vilmar, Mascote, Marcus Vinícius, Jucelino, Pipi, Izautonio, Eduardo, Luciano, Valber, TG e Ricardo, por toda a hospitalidade e fraternidade. Em Porto Velho e Ariquemes sinto-me em casa!
Neste último sábado, dia 05/12, o Irmão Cassiano Teixeira de Morais foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, iniciando assim um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira.
Sua chapa obteve 75% dos votos válidos, rompendo um histórico de anos de acirradas disputas eleitorais no âmbito da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal. Na anterior, por exemplo, a diferença entre a chapa vitoriosa e a derrotada foi de pouco mais de 20 votos. Já a chapa intitulada “Ordem e Progresso” obteve o triplo dos votos da chapa adversária.
Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…
O Irmão Cassiano tem apenas 35 anos de idade e 10 anos de Maçonaria. Numa Grande Loja com média de idade girando em torno dos 60 anos, ¾ de seu povo maçônico elegeram alguém mais jovem para lidera-los, confiando ao Irmão Cassiano a condução da organização que alguns, há 50 anos, ajudaram a fundar. Assim, Cassiano passa agora a ser o Grão-Mestre mais novo entre todos os atuais Grão-Mestres de Obediências Simbólicas do Brasil.
Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…
O Irmão Cassiano é Sênior DeMolay, Chevalier, tendo sido em sua adolescência Mestre Conselheiro do Capítulo Paracatu da Ordem DeMolay, Mestre Conselheiro Regional da 5ª Oficialaria Executiva de Minas Gerais, Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, e Mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay para o Brasil. Tendo seu caráter e liderança forjados nas fileiras da Ordem DeMolay e alcançado o posto mais alto e a maior honraria que um jovem DeMolay pode almejar, agora o Irmão Cassiano faz valer o discurso que muitos maçons têm repetido nas últimas décadas em cada um das centenas de Capítulos DeMolays país a fora: “os DeMolays são o futuro da Maçonaria”. Ao ser eleito no último sábado, o Irmão Cassiano se torna o primeiro Sênior DeMolay no Brasil a alcançar o posto de Grão-Mestre.
Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…
Se eu dissesse que o projeto do Irmão Cassiano foi abraçado por ¾ dos maçons da GLMDF, eu estaria mentindo. Na verdade, o projeto de ¾ dos maçons da GLMDF foi abraçado pelo Irmão Cassiano. É isso mesmo. O Irmão Cassiano não se candidatou a Grão-Mestre. Assim como seu Adjunto, Irmão Paulo Silveira, também não se candidatou. Ambos foram convidados a se candidatarem a Grão-Mestre e Adjunto, por centenas de maçons que, espontânea e democraticamente, sem distinção de cargos ou graus, passaram a se reunir periodicamente para discussão e desenvolvimento de um projeto para a Grande Loja e para eleger nomes a serem convidados a representar e, quando formalmente eleitos e empossados, executar esse projeto. Você já imaginou uma Maçonaria despida das vaidades que podem levar um homem a se candidatar? Sem interesses individuais que podem ser sobrepostos aos interesses coletivos? Em que um homem, em vez de pedir para que os irmãos votem nele, é convidado pelos irmãos a ser Grão-Mestre?
É por todas essas razões e, principalmente, por esta última, que no último sábado, dia 05 de Dezembro de 2015, iniciou-se um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira. Que esse modelo, que se mostrou tão virtuoso e vitorioso, inspire movimentos similares por todo o país. A Maçonaria brasileira, com certeza, agradece.
Começo este mês de dezembro olhando para o mês passado e feliz pelo dever cumprido. No dia 07/11 estava em Itabuna-BA, participando de um Encontro Regional de nossa Ordem, onde tive a oportunidade de realizar duas palestras maçônicas, uma de história e outra de simbologia. No dia 14/11 foi a vez do Rio de Janeiro-RJ, onde atendi à Investidura ao grau 33 no Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Já no dia 21/11 estava na Trienal do Rito de York, em Belo Horizonte-MG, assumindo o posto de Grão-Mestre dos Maçons Crípticos do Brasil e confraternizando-me com mais de 600 participantes. E por fim, no último dia 28, em São Luís-MA, tive o prazer de realizar uma palestra sobre Liderança Ética e Moral Maçônica durante o I Seminário Maçônico do Maranhão.
Nas quatro ocasiões, tive a honra de contar com o apoio de valorosos irmãos, muitos dos quais tenho tido a sorte de reencontrar entre as colunas maçônicas ao longo dos anos, em muitos eventos que temos participado. Outros tantos, acabo de conhecê-los, apesar do amor fraternal nos dar a impressão de sermos velhos amigos. Evito aqui citar nomes, pelo receio de esquecer-me de alguns que, com absoluta certeza, merecem ser citados. E espero contar com a compreensão de todos por essa minha falha.
O mais importante para mim é poder, ao fazer essa breve retrospectiva das atividades maçônicas nos finais de semana do último mês, afirmar da alegria em enxergar, com meus próprios olhos, que a Maçonaria brasileira está em plena transformação. E para melhor. Bem melhor.
Neste último sábado, dia 14/11, estive na sede do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, mais conhecido como “o Supremo do 33”, ou pela sigla abreviada de “SC33” (ufa!), quando de sua Investidura Anual ao Grau 33. Na ocasião, mais de 190 membros do grau 32, de vários cantos deste imenso Brasil, foram investidos ao Grau 33, numa belíssima cerimônia presidida pelo Soberano Grande Comendador, Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres.
Nesse grandioso evento, tive a surpresa de encontrar velhos amigos, como o Grande Inspetor Litúrgico e o Secretário Litúrgico da Inspetoria Litúrgica do DF, Irmãos Carlos Teófilo e Camurça; o Grande Inspetor Litúrgico e o Secretário Litúrgico da 12a. Inspetoria Litúrgica de MG, Irmãos Fernando Isabel e Aluísio Chaves; e os irmãos Jailson e Japiassu, de PE, que foram investidos na ocasião. Porém, entre os velhos amigos ali encontrados, gostaria desta vez de destacar um, que é um grande amigo há mais de 15 anos: Anderson Verçosa, com quem tive a oportunidade de tirar essa foto ao final da sessão.
Esse destaque não é por acaso, e faço questão de explicar. O Irmão Anderson Verçosa é um Senior DeMolay. Quando jovem, foi iniciado no Capítulo “Rio de Janeiro” No. 001 da Ordem DeMolay, o primeiro Capítulo DeMolay em território brasileiro, patrocinado pelo SC33. Enquanto DeMolay Ativo, chegou ao posto de Mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay. Quando se tornou um Senior DeMolay, após completar 21 anos de idade, ingressou na Maçonaria. Enquanto maçom, galgou os graus simbólicos e, posteriormente, os 30 Altos Graus do REAA, todos ali no Vale de Jacarepaguá, sede do SC33, mesmo lugar que frequentava enquanto jovem DeMolay. Após alcançar o grau 33, exerceu sua liderança no meio maçônico, tendo sido Venerável Mestre de sua Loja Simbólica e Presidente de todos os Altos Corpos do REAA: Loja de Perfeição, Capítulo Rosa-Cruz, Conselho Kadosh, Consistório. E, após anos dedicando-se ao REAA, foi eleito Membro Efetivo do SC33. É o Membro Efetivo mais jovem entre os Membros Efetivos atuais, e o primeiro Senior DeMolay a alcançar tal posição no Brasil.
Para se ter uma ideia, há no Brasil, entre GOB e seus GOEs, CMSB e suas GLs, e COMAB e seus GOIs, pelo menos 75 Grão-Mestres. Nenhum deles é um Senior DeMolay (pelo menos até o mês que vem!). Em contrapartida, há apenas 33 cadeiras de Membros Efetivos do SC33, sendo apenas 22 ocupadas atualmente. E uma delas é ocupada por um Senior DeMolay, alguém cujo caráter tem sido forjado, desde a juventude, entre aqueles muros da Praça Seca: Anderson Verçosa.
Mas é por essa razão que destaco o Irmão Anderson Verçosa neste post? Não. A razão para eu destacá-lo é a dele ser o mesmo cara gente boa que conheci há 15 anos atrás. Na Maçonaria, uma escola de moralidade, é isso que realmente importa.
PS: Espero em breve estar mencionando a vitória maçônica de outro(s) Senior DeMolay(s)! Pois, cada vez que um Senior DeMolay se destaca na Maçonaria, isso significa que a Maçonaria fez bem o seu trabalho de investimento na juventude e formação de liderança juvenil.