Depois de Mandela e Obama, agora é a vez de Usain Bolt, atleta jamaicano colecionador de recordes e títulos, embalado pelo destaque midiático durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, ser transformado em maçom pela ânsia de alguns maçons em ter irmãos famosos.
Incontáveis postagens de irmãos no facebook e em grupos de whatsapp têm propagado essa estória, de que Bolt é membro da Grande Loja Distrital da Jamaica, subordinada à Grande Loja Unida da Inglaterra. E os comentários de que “daqui a pouco nosso irmão Bolt irá correr”, “Bolt mostrou o anel a alguém da arquibancada”, “grande irmão, livre e de bons costumes”, “excelente exemplo de irmão”, “ser maçom faz a diferença”, “mais um irmão fazendo a diferença no mundo”, e até mesmo um que afirma que “aqueles que entendem de sinais, toques e palavras perceberam há muito tempo que ele é da Ordem… ninguém percebeu que ele se identificou aqui no Brasil?” vão fecundando ainda mais a mente fértil de quem quer acreditar que todo famoso é seu irmão, e para isso consegue enxergar sinais com a mesma facilidade de ver animais desenhados nas nuvens.
Bom, já que informaram até a Grande Loja em que supostamente Usain Bolt é filiado, fica fácil confirmar essa informação. A resposta, curta e clara, não demorou duas horas para chegar, via Grande Secretário Distrital da Grande Loja Distrital da Jamaica:
Tenho, desde o início de 2014, destacado a importância de se realizar a formação das lideranças maçônicas, como forma de alcançar uma maior eficiência no cumprimento dos objetivos institucionais maçônicos e reduzir a evasão de membros da Loja. A preocupação com essa questão foi explicitada pelos resultados da pesquisa nacional que realizei e publiquei no livro “O LÍDER MAÇOM”, pela editora A Trolha.
Então, imagine minha alegria em escrever este post, notificando que o GOBA – Grande Oriente da Bahia, na pessoa de seu Grão-Mestre, Irmão Gilberto Lima da Silva, munido da mesma preocupação, realizou, neste último final de semana, um curso de capacitação dos Veneráveis Mestres recém-eleitos de suas Lojas e convidados da GLEB – Grande Loja do Estado da Bahia!
O evento, chamado de Areópago de Salomão, foi realizado no formato de um retiro maçônico, no Vale do Capão da Chapada Diamantina, onde tive a oportunidade de servir como Instrutor da turma, fato que muito me honrou. Foi um evento inédito, inesquecível, regado a muita fraternidade.
Espero sinceramente que essa iniciativa sirva de exemplo a outras organizações maçônicas, e que eventos similares se propaguem em nosso meio. E como as regras do evento impedem a divulgação de fotos e detalhes do evento, ilustro o post com a imagem da placa alusiva do ocorrido, lembrança que guardarei com muito carinho e orgulho.
Parabéns ao Grão-Mestre Gilberto, toda sua equipe, e todos os participantes de tão proveitoso evento!
Nos últimos dias 03, 04 e 05 de junho ocorreu em Brasília o I Encontro Nacional das Lojas do Rito de York, que contou com mais de 200 irmãos participantes, de 22 estados, além de uma comitiva de irmãos do Paraguai. Entre os presentes, destacou-se a participação do Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e anfitrião do evento; Aldino Brasil, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia; Juscelino Amaral, Past Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia; Rubens dos Santos, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul; e Bernardino Senna Ferreira Filho, Past Grão-Mestre da Grande Loja do Amapá. Ainda, os Altos Graus do Rito de York se fizeram presentes pelo Irmão João Guilherme da Cruz Ribeiro, Past Grand Sumo Sacerdote do Supremo Grande Capítulo de Mçaons do Real Arco do Brasil; e Kennyo Ismail, Grão-Mestre do Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil.
Na tarde de sexta-feira os Veneráveis Mestres das Lojas do Rito de York e seus representantes se reuniram administrativamente numa histórica reunião, na qual se decidiu pela criação do Conselho Nacional das Lojas do Rito de York, que terá por objetivo a divulgação do Rito de York; a promoção de sua literatura; o fomento de sua cultura; e a perpetuação desse Encontro e sua qualidade. Já à noite foi realizada a Loja de Mesa Nacional, contando com seus mais de 200 participantes. Provavelmente o maior banquete ritualístico já realizado no Brasil.
O sábado pela manhã e pela tarde foi dedicado a palestras dos Irmãos João Guilherme, Kennyo Ismail, Cassiano Morais e William Carvalho, com temas sobre a história do Rito de York; sua simbologia e ritualística; a relação da Ordem DeMolay com o Rito; e uma revisão histórica da Maçonaria Brasileira até os dias atuais. No final da tarde os irmãos assistiram e riram bastante com a comédia maçônica “Um Happy-hour entre o Rito Escocês e o Rito de York”, de autoria de Kennyo Ismail e estrelada pelos Irmãos Arthur de Oliveira Martins, de Uberlândia – MG, e Társis Valentim Pinchemel, de Vitória da Conquista- BA. E a noite foi coroada com a famosa peça teatral “Jaques de Molay e o fim da Ordem dos Templários”, estrelada pelo irmão e ator global John Vaz.
No domingo pela manhã ocorreu o encerramento do Encontro, por meio da realização de uma belíssima iniciação pela Loja Maçônica “Flor de Lótus”, primaz do Rito de York no Centro-Oeste, na qual todos os oficiais realizaram suas funções e falas decoradas, como o Rito de York preconiza, contando ainda com o Mestre de Harmonia tocando ao vivo, e pela qual buscou-se uma padronização ritualística das Lojas presentes que adotam a versão do ritual da Grande Loja do Estado de New York. Para se ter uma ideia da beleza de tal iniciação, muitos foram os irmãos que não contiveram suas lágrimas ao final, sob o som de palmas incessantes: desde o Venerável Mestre que presidiu a sessão, até um dos candidatos iniciados.
Um destaque especial para a participação ativa e fundamental das cunhadas da Fraternidade Feminina da Loja “Flor de Lótus”, que esbanjaram simpatia e competência à frente do credenciamento e apoio de todo o evento. Para ver mais fotos do evento, acesse este link.
Quem não foi, perdeu. E quem foi, voltou para a casa com a certeza de que não perderá a próxima edição do Encontro.
No dia 21 deste mês de maio, o Supremo Conselho do REAA da Jurisdição Sul dos EUA, conhecido como Supremo Conselho “Mãe do Mundo”, realizará mais uma edição de seu evento “Comemorando o Ofício”, um show ao vivo de música e comédia, tendo como participantes artistas maçons e apoiado por celebridades, cujo objetivo é de arrecadar fundos para a restauração da Casa do Templo, o edifício histórico e sede do Supremo Conselho, e manutenção dos diversos programas e instituições sociais mantidos pelo Supremo Conselho.
Os brasileiros poderão assistir a transmissão ao vivo pelo website oficial do Supremo Conselho, que ocorrerá entre 19h do dia 21 e 01h do dia 22, horário de Brasília. Durante esse período, os interessados poderão realizar doações e destinar a quantia para a restauração e/ou para os projetos sociais.
Entre os artistas selecionados, está o Irmão brasileiro Flávio Apro, Doutor em Música pela USP com Pós-Doc pela Universidade Estadual da Califórnia, professor da Universidade Estadual de Maringá e músico profissional, que participará pela segunda vez do evento.
Prestigiemos nosso irmão Flávio Apro, o REAA, e celebremos nossa sublime ordem maçônica!
Aos irmãos interessados, uma agência de turismo parisiense está organizando uma excursão maçônica por Paris voltada a brasileiros. O tour, além de visita aos principais pontos turísticos da cidade, inclui visita guiada a museu e edifícios maçônicos e um minicurso de entalhe de pedras, aproximando os maçons às práticas operativas.
O valor do pacote reduz gradativamente conforme a quantidade de participantes aumenta, o que torna essa uma ótima oportunidade para realizar uma viagem conjunta de irmãos da Loja, juntamente com cunhadas e sobrinhos, considerando que a excursão não se restringe apenas a maçons.
Para maiores informações, entre em contato com o irmão responsável por whatsapp ou e-mail: +3371286667 e cruzadamaconica@boulevardparis.com
Ontem publiquei matéria aqui no blog quanto a polêmica envolvendo as Grandes Lojas da Geórgia e do Tennessee por vetarem o ingresso de homossexuais em suas jurisdições e as reações de algumas Grandes Lojas e até mesmo do Supremo Conselho do REAA da Jurisdição Sul dos EUA.
As reações têm sido rápidas e duras. Anteontem a Grande Loja da Califórnia e a Grande Loja do Distrito de Columbia romperam relações com Geórgia e Tennessee. A decisão foi divulgada ontem, posteriormente à publicação da matéria aqui no NoEsquadro.
Agora foi a Grande Loja da Bélgica, que suspendeu as relações com a Grande Loja da Geórgia e informou estar investigando se a posição da Grande Loja do Tennessee é oficial. Caso positivo, as relações também serão suspensas.
E não parará por aí…
Muitos foram os representantes brasileiros presentes na recente Conferência de Grão-Mestres da América do Norte e que presenciaram as manifestações e discussões sobre o assunto. Como afirmado ontem, está na hora das Obediências Maçônicas brasileiras despertarem para a necessidade de se debater este tema, assim como o dos deficientes físicos. Estamos no século XXI e não podemos mais adiar questões tão inclusivas e humanitárias. Essas questões estão batendo à nossas portas.