ConBEM: sucesso total em Guarulhos!

ConBEM: sucesso total em Guarulhos!

A 1a. edição da Conferência Brasileira de Estudos Maçônicos – ConBEM ocorreu no último sábado, dia 13/06/2026, em Guarulhos, e mostrou ao que veio: foi um dos melhores e mais bem organizados eventos maçônicos que já participei em todos esses anos!

É uma grande honra para mim fazer parte dessa história, tanto como palestrante, dividindo o palco com o Gian e o Leo do podcast Café & Maçonaria, o Adriano Paparelli, o Cloves do blog Maçonaria Tupiniquim, e o Samuel do blog O Artífice; como também pela editora No Esquadro ter sido uma das expositoras nesse magnífico e inesquecível evento.

Centenas de excelentes irmãos, conteúdos maravilhosos, estrutura profissional, organização eficaz, pontualidade britânica e um kit que fugiu da mesmice de sempre! Isso resume bem o que foi a Etapa Guarulhos da ConBEM!

E agora a notícia boa: a próxima edição será em BH!!!

Parabéns a todos os organizadores, equipe de apoio, expositores, palestrantes e participantes! Vocês começaram a escrever um novo capítulo da educação maçônica brasileira!

Aprovado o Dia Mundial do Maçom

Aprovado o Dia Mundial do Maçom

Quem acompanha o blog sabe de toda a falácia envolvendo um suposto “Dia Internacional do Maçom” (22 de fevereiro), que homenagearia George Washington, o que não tem qualquer relação com a Maçonaria no mundo, exceto dos EUA; supostamente aprovado em uma conferência restrita à América do Norte; supostamente proposto por uma potência que não tem voz e voto na dita conferência; cujo teor não aparece no relatório da conferência; e havendo participantes daquela edição da conferência que já desmentiram a informação.

Eis que a partir de hoje, 20 de maio de 2026, essa questão está superada, visto que, na Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares, que está ocorrendo esta semana na Cidade do Cabo, África do Sul, uma proposta idealizada pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF, Cassiano Teixeira de Morais, e apoiada por diversas outras Grandes Lojas e Grandes Orientes, foi, de fato, aprovada nessa Conferência, instituindo o DIA MUNDIAL DO MAÇOM: 24 de junho.

A escolha da data deve-se ao fato de que por mais de 300 anos a Maçonaria tem observado a data de 24 de junho, dia de São João Batista, concentrando nessa data eventos relevantes e históricos, o que inclui a fundação da primeira Grande Loja e de tantas outras após essa. Essa data carrega também o simbolismo do Solstício, representando a busca incessante pela Luz e pela Verdade.

A data estabelecerá um ponto comum de união para maçons de diferentes potências regulares ao redor do mundo, reforçando o conceito de Fraternidade Universal. Ainda, o Dia Mundial do Maçom proporcionará um momento de reflexão sobre os compromissos assumidos, renovando o orgulho de pertencer a uma instituição com tricentenária história de contribuição à humanidade. A oficialização da data também gerará mais oportunidades para que a Maçonaria dialogue abertamente com a sociedade, apresentando seus valores éticos, filosóficos e suas ações filantrópicas, combatendo desinformações, em uma capilaridade de mais de uma centena de países em que a Maçonaria Regular está inserida.

Agora sim, temos um DIA MUNDIAL DO MAÇOM!

Ciência & Maçonaria: tarda, mas não falha!

Ciência & Maçonaria: tarda, mas não falha!

A nova edição da revista Ciência & Maçonaria, o primeiro periódico acadêmico-científico dedicado à Maçonaria enquanto objeto de estudo em toda a América do Sul, e o único do gênero qualificado pelo Qualis Capes, já está disponível!

Publicada há mais de uma década, a revista C&M – Ciência & Maçonaria oferece artigos de pesquisadores, em sua maioria Mestres e Doutores, em caráter multidisciplinar, com acesso livre e gratuito.

E o melhor de tudo: ela acaba de alcançar a marca de 1 MILHÃO DE VISUALIZAÇÕES desde sua fundação.

Acesse https://www.cienciaemaconaria.com.br/index.php/cem/index e saiba mais.

TOUR NO RIO GRANDE DO SUL

TOUR NO RIO GRANDE DO SUL

A Maçonaria Gaúcha sempre me surpreende, e desta vez, num pequeno tour de palestras que ministrei neste mês em 3 cidades, não foi diferente!
Em Ijuí, batemos o recorde de ocupação do templo da Loja Luz da Colmeia, com mais de 180 irmãos na sessão!
Em Santa Maria, a Maçonaria Unida da Região Central – MURC reuniu mais de 330 irmãos no auditório do Park Hotel Morotin!
E em Pelotas, mais de 130 irmãos lotaram o salão da histórica Loja Fraternidade!
Agradeço a cada irmão que tive o prazer de conhecer e rever, de conversar e também aprender!
Vem aí a ConBEM!

Vem aí a ConBEM!

Para os amantes do conhecimento maçônico, eis uma boa notícia: no dia 13 de junho deste ano, em Guarulhos – SP, ocorrerá a ConBEM – Conferência Brasileira de Estudos de Maçonaria.

O evento, que reunirá, como o próprio site oficial menciona, “os principais expoentes da Maçonaria brasileira”, está sendo organizado pela equipe do Podcast Café & Maçonaria, que é, sem sombra de dúvidas, o maior podcast maçônico do Brasil e um dos maiores do mundo.

As vagas são limitadas a 200 participantes. Por isso, sugiro que os interessados não deixem para a última hora, por risco de ficarem de fora!

Para saber mais a respeito, acesse: https://conbem.com/

MAÇONARIA ANTES DO CARNAVAL?

MAÇONARIA ANTES DO CARNAVAL?

Dizem que, no Brasil, o ano somente começa após o Carnaval. Mas na Maçonaria é diferente!

No dia 24 de janeiro, a convite do Sereníssimo Irmão Jorge Ferreira da Guia Filho, ministrei duas palestras no Seminário da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, em Maceió, que contou com a presença de irmãos das três potências, incluindo o Grão-Mestre do Grande Oriente de Alagoas, Carlyle Rosemond.

Já no dia 31 de janeiro, ministrei palestras no XIV Simpósio da Grande Loja Maçônica do Estado do Pará, quando pude rever o Sereníssimo Grão-Mestre Adonai Eber Leitão e o querido Irmão Cristiano, seu Grande Secretário de Relações Exteriores, na belíssima cidade de Barcarena.

E no dia 07 de fevereiro, fui um dos palestrantes do Simpósio Maçônico de Integração e Estudos de Guarapuava, no Paraná, ao lado de grandes Irmãos e amigos, como Cloves Gregório (GORJ), Marcelo Del Debbio (GOB-SP) e Giancarlo Veloso (GOB-SP).

Alagoas, Pará e Paraná. Nordeste, Norte e Sul. Avião, balsa e carro. Três realidades distintas desse nosso país continental, mas, em todas, algo em comum: o amor à Ordem, que reúne centenas de excelentes maçons a dedicarem um sábado inteiro à nobre causa maçônica, mesmo no Brasil, o país do Carnaval.

Fica aqui meu agradecimento, de coração, aos irmãos com os quais tive a oportunidade de conviver e aprender em cada um desses Orientes!