A Maçonaria brasiliense inaugura sua Era de Ouro. As duas Obediências Maçônicas Estaduais, o GODF e a GLMDF, convivem fraternalmente há mais de 30 anos, e tem essa amizade formalmente sancionada há mais de 15. No entanto, essa convivência parece se fortalecer ainda mais sob a gestão de seus dois atuais Grão-Mestres: Lucas Galdeano e Cassiano Morais. Aqueles que os conhecem percebem que ambos possuem qualidades em comum. Dinâmicos e comunicativos, oriundos do interior (Ribeirão Preto-SP e Araxá-MG), dedicam suas vidas profissionais à saúde (um é dentista e o outro psiquiatra), são socialmente engajados (ambos são Nobres Shriners), e se preocupam com a cultura e a educação maçônicas.

Suas eleições com esmagadora maioria dos votos evidenciam também que essa é a cara da Maçonaria do século XXI ou, pelo menos, aquela que o povo maçônico do Distrito Federal deseja adotar. Grão-Mestres atuantes, com as portas de seus gabinetes sempre abertas, um sorriso no rosto acompanhado de um abraço fraterno e um ouvido atento para cada maçom que por ali passar, seja um Aprendiz ou um Venerável Mestre.

Uma bela evidência dessa postura fraterna e amiga pode ser vista nessa carta aberta.

Numa época em que a Maçonaria brasileira experimenta, em muitas localidades, o amargor de ações que aprofundam o abismo resultante das divisões, são exemplos como o do DF e o do PR que nos servem de pontes em prol do amor fraternal. Afinal de contas, a harmonia é o sustentáculo de todas as instituições, especialmente a maçônica.