Quem acompanha o blog sabe de toda a falácia envolvendo um suposto “Dia Internacional do Maçom” (22 de fevereiro), que homenagearia George Washington, o que não tem qualquer relação com a Maçonaria no mundo, exceto dos EUA; supostamente aprovado em uma conferência restrita à América do Norte; supostamente proposto por uma potência que não tem voz e voto na dita conferência; cujo teor não aparece no relatório da conferência; e havendo participantes daquela edição da conferência que já desmentiram a informação.
Eis que a partir de hoje, 20 de maio de 2026, essa questão está superada, visto que, na Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares, que está ocorrendo esta semana na Cidade do Cabo, África do Sul, uma proposta idealizada pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF, Cassiano Teixeira de Morais, e apoiada por diversas outras Grandes Lojas e Grandes Orientes, foi, de fato, aprovada nessa Conferência, instituindo o DIA MUNDIAL DO MAÇOM: 24 de junho.
A escolha da data deve-se ao fato de que por mais de 300 anos a Maçonaria tem observado a data de 24 de junho, dia de São João Batista, concentrando nessa data eventos relevantes e históricos, o que inclui a fundação da primeira Grande Loja e de tantas outras após essa. Essa data carrega também o simbolismo do Solstício, representando a busca incessante pela Luz e pela Verdade.
A data estabelecerá um ponto comum de união para maçons de diferentes potências regulares ao redor do mundo, reforçando o conceito de Fraternidade Universal. Ainda, o Dia Mundial do Maçom proporcionará um momento de reflexão sobre os compromissos assumidos, renovando o orgulho de pertencer a uma instituição com tricentenária história de contribuição à humanidade. A oficialização da data também gerará mais oportunidades para que a Maçonaria dialogue abertamente com a sociedade, apresentando seus valores éticos, filosóficos e suas ações filantrópicas, combatendo desinformações, em uma capilaridade de mais de uma centena de países em que a Maçonaria Regular está inserida.
Ontem, 22/02/23, como tem ocorrido nos últimos anos, nós, maçons brasileiros, fomos bombardeados com mensagens de parabéns pelo Dia Internacional do Maçom, bem como por mensagens daqueles que duvidam da existência de tal data nos moldes em que ela se apresenta.
Aqui mesmo no blog, há cinco anos, apresentei várias contradições à versão divulgada de que, na Conferência de Grão-Mestres da América do Norte de fevereiro de 1994, o então Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Teixeira, propôs o dia 22/02 como Dia Internacional do Maçom, em homenagem a George Washington, o que teria sido supostamente aprovado por unanimidade naquela conferência.
Contudo, estranhamente, a homologação dessa suposta aprovação unânime somente ocorreria nas jurisdições do próprio Grão-Mestre português, Fernando Teixeira, no mês seguinte; e do Grão-Mestre Geral do GOB, Francisco Murilo Pinto, um ano depois, em 1995. Ambos tinham sido estreantes naquela Conferência da América do Norte, presentes ali como visitantes, em busca de reconhecimentos, sem direito a voz e voto.
Ao analisar o relatório da Comissão de Informação para Reconhecimento daquela conferência (principal comissão e que recebe atenção de toda a comunidade maçônica internacional), como esperado, nada se encontrou quanto a tal proposta e sua votação. E ao analisar a minuta da reunião da Associação do George Washington Masonic National Memorial, vê-se a presença dos Grão-Mestres Francisco (GOB) e Fernando (Portugal), e discursos de irmãos norte-americanos enaltecendo a figura de Washington, mas nenhuma proposta apresentada e muito menos votada e aprovada por unanimidade, instituindo o Dia Internacional do Maçom, como sugere os decretos, português e gobiano, da época.
As Conferências de Grão-Mestres da América do Norte costumavam ocorrer nessa época de fevereiro e na região de Washington, DC, exatamente em comemoração a George Washington, visto que a Associação do Memorial Maçônico, localizado naquela região, em Alexandria, VA, é uma organização integrante da Conferência. Nesse contexto, os irmãos Fernando e Francisco testemunharam vários discursos enaltecedores da figura de Washington.
Ainda, uma testemunha ocular da Conferência confirmou que, de fato, o Irmão Fernando Teixeira, muito carismático e comunicativo, ao presenciar aquele tributo a Washington, sugeriu oralmente a vários irmãos presentes essa ideia de se instituir um Dia Internacional do Maçom em sua homenagem. Muitos a acharam interessante, mas a ideia não se tornou uma proposta formal, não tendo sido analisada por qualquer comissão e, obviamente, não foi votada.
Assim, pode-se dizer que a história contida nos decretos dos Grão-Mestres Fernando (Portugal) e Francisco (GOB) difere dos registros oficiais da conferência e do testemunho de participantes. Isso talvez tenha ocorrido por desconhecerem as práticas daquela conferência e não dominarem a língua inglesa, o que pode ter levado à compreensão errônea de que algo do gênero teria sido aprovado.
Contudo, não ousarei dizer que não existe o Dia Internacional do Maçom, visto que a GLRP/GLLP e o GOB estão em duas nações distintas, tornando a data, de certo modo, “internacional”, neste que é um curioso caso de potências de dois países latinos e lusófonos, com mais de meio milênio de história em comum e inúmeras figuras maçônicas de renome, homenageando sozinhas um maçom norte-americano como patrono de um Dia Internacional.
No último dia 22 de fevereiro vimos uma avalanche de mensagens de imagens comemorativas do tal Dia Internacional do Maçom, supostamente aprovado por unanimidade por uma comissão em uma Conferência de Grão-Mestres da América do Norte e posteriormente decretado pelo GOB.
A data é comemorativa ao aniversário de George Washington, primeiro Presidente dos EUA e o maçom mais proeminente daquele país. O interessante é que, até onde se verificou, nenhuma das Grandes Lojas norte-americanas que compõem a Conferência adotam e observam o suposto Dia Internacional. Algumas comemoram o aniversário de Washington, mas não mencionam a data como Dia do Maçom. Nem mesmo as Grandes Lojas do Canadá e a do Rito de York do México, que também compõem a Conferência, comemoram a data.
Entretanto, neste 22 de fevereiro de 2020 a Grande Loja Legal/Regular de Portugal comemorou o Dia Internacional do Maçom. Logo, tecnicamente, é algo internacional, visto ser observado por obediências de dois países: GOB (Brasil) e GLLRP (Portugal).
A razão de nenhuma Grande Loja que compõe a Conferência em que supostamente teria sido aprovada a data não a adotar, enquanto duas obediências visitantes da conferência adotam, é um mistério que persiste.
Ainda, fica a dúvida quanto qual comissão teria supostamente apreciado esse tipo de proposta: Planejamento, Hora e Lugar (definir data e local de outras reuniões), de Nomeação (avalia indicações para oficiais e membros de comissões), de Reconhecimento, de Renovação Maçônica. Nenhuma teria o escopo para esse tipo de proposta.
E, por último, ainda fica a dúvida de como uma obediência visitante, que não tem voz e voto na Conferência, teria supostamente apresentado uma proposta, ainda mais fora do escopo e dos objetivos da conferência.
Infelizmente, os dois visitantes da Conferência de 1994 que voltaram dando notícia do Dia Internacional do Maçom às suas jurisdições, Francisco (GOB) e Fernando (GLLRP), já não se encontram mais entre nós. E, passados mais de 25 anos, ninguém consegue confirmar com a Conferência de Grão-Mestres da América do Norte a suposta decisão. MAS, ela é, de fato, comemorada em duas jurisdições de países distintos, o que, tecnicamente, a torna Internacional (mais precisamente, Binacional).
Nos últimos dias e em especial no dia 22 de fevereiro, imagens e textos comemorando o suposto Dia Internacional do Maçom têm circulado pelas redes sociais. Os textos falam que as Grandes Lojas dos EUA e de outros países, reunidos na Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte de 1994, aprovaram a escolha da data em homenagem ao nascimento de George Washington.
Apesar da afirmação, não se viu qualquer Grande Loja dos EUA postando algo em comemoração à data. Não se viu nem mesmo um respeitável irmão gringo mencionando isso em qualquer rede social.
O que se viu foi alguns norte-americanos, inclusive maçons, comemorando o aniversário de George Washington, mas não o suposto Dia Internacional do Maçom. O que também pesou contra a afirmação foi o fato de que há nos EUA, mais precisamente em Alexandria, na Virgínia, o George Washington Masonic National Memorial, mantido, principalmente, pelas Grandes Lojas norte-americanas, e que tem por objetivo justamente exaltar a imagem maçônica de George Washington. Especificamente no dia 22 de fevereiro, o Memorial estava com entrada franca em homenagem ao aniversário de George Washington. Mas não fizeram qualquer menção a Dia Internacional do Maçom.
Além disso, uma pesquisa não encontrou qualquer menção à comemoração da data por qualquer Obediência membro da Conferência dos Grão-Mestres da América do Norte, o que leva a crer quenão existe o tal Dia Internacional do Maçom.
Entretanto, recentemente recebemos a informação de que a Grande Loja Legal de Portugal, em 2016, celebrou o “Dia do Maçom” como sendo o dia 20 de fevereiro. A comunicação, que diverge da data celebrada no Brasil em 2 dias, não faz menção ao caráter internacional da data ou mesmo de quando e como surgiu sua adoção. Mas, em compromisso com o princípio maçônico de busca da verdade, cabe aqui esta atualização, na esperança de que novas informações acerca do assunto surjam.