Se tem uma coisa que permito-me sentir orgulho na Maçonaria é o fato de já ter dado palestras em todos os estados do país e, com isso, ter conhecido irmãos e lugares maravilhosos. No entanto, quase nunca divulgo o pós-viagem aqui no blog ou em rede social. Faço com prazer para os outros, mas sou péssimo quando é para fazer pra mim mesmo.

Contudo, vez ou outra sinto-me na obrigação de fazê-lo e, desse modo, agradecer aos irmãos pela oportunidade de vivenciar aqueles momentos com eles. E o último final de semana, no Estado do Rio de Janeiro, foi uma dessas vezes.

Foram quatro palestras, duas na Cidade Maravilhosa e duas em Volta Redonda. Na sexta-feira, cheguei no SDU às 18h e às 20h já estava no Distrito Maçônico da Sulacap, o maior distrito da GLMERJ, ministrando palestra. Na manhã do sábado, em Jacarepaguá, atendi ao convite para palestrar na Loja de Estudos e Pesquisas “Luz e Saber”. Então, almoçamos com os irmãos e pegamos estrada para Volta Redonda. Chegamos às 17h no evento da 6a. Inspetoria Litúrgica do RJ, e minha primeira palestra lá teve início às 18h, seguida da segunda, às 19h30, para outro público.

Após um lanche reforçado, voltamos ao Rio, chegando à 1h da madrugada, para que eu pudesse pegar o voo de volta no domingo pela manhã e assim almoçar com a família.

Essa maratona somente foi possível porque contei com o apoio do meu grande irmão Anderson Verçosa, que é Mestre Instalado da Loja Igualdade (GLMERJ) e Grande Secretário do Supremo Conselho do Grau 33. A ele, registro meu agradecimento por toda sua amizade, atenção, disposição e hospitalidade.

A todos os demais irmãos envolvidos com a organização desses excelentes eventos, como Hanemann, Guto, André e tantos outros, parabéns pelos cuidados e esforços para fazerem o melhor para os irmãos e a Ordem.