Tenho um carinho muito especial homepage pelo Espírito Santo. Apesar de ter nascido em Minas, passei toda a minha infância em Cachoeiro de Itapemirim, frequentando diversas cidades capixabas para desfrutar de seu litoral maravilhoso com minha família. Todas as minhas boas memórias da infância, escolares (CIAC Raymundo Andrade) e de finais de semana, são do Espírito Santo. E, como todo bom mineiro, sinto-me em casa quando estou em terras capixabas, pois me sinto, também, como sendo um pouco de lá.

Por essa razão, palestrar no Espírito Santo é sempre um grande prazer para mim. E pude, no início deste mês de maio, usufruir um pouco mais desse prazer, ao palestrar, no dia 30 de abril, no Seminário “Luz e Sabedoria”, na cidade de São Mateus. Foi um evento excelente, que contou com irmãos de todo o ES, além de participantes do DF, RJ, PR e BA, onde pude explanar sobre a rivalidade histórica entre a Grande Loja dos Antigos e a dos Modernos, e o reflexo dessa rivalidade na Maçonaria que temos hoje.

Já no dia 02 de maio, em evento promovido pela Loja “Monte Moriá No. 22”, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo – GLMEES, em Vitória, numa sessão lotada e presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre, o Mui Respeitável Irmão Walter Alves Noronha, pude realizar a palestra “Redescobrindo a Maçonaria”, que faz uma breve viagem pela história, filosofia e simbologia da Ordem Maçônica, apresentando um cenário atual realista de nossa sublime instituição. Na ocasião, recebi das mãos do GM Walter um livro que conta a gloriosa história da GLMEES e um relatório dos trabalhos sociais desenvolvidos por aquela Grande Loja, seu instituto, suas Lojas e Ordens patrocinadas. Ao retornar e ler com o devido cuidado tal relatório, confesso que meu orgulho de ser maçom foi renovado, e parabenizo a todos os irmãos da GLMEES pelo trabalho de excelência.

Aproveito para agradecer a hospitalidade e a amizade fraterna dos Irmãos S.S. Alexandre, Colona (guerreiro), Jorge Eduardo, Jorge Prates, Nivaldo, Paulo, Rafhael, VM Roberto, Sylvio, Verdini, e todos os demais irmãos de São Mateus, Vitória e Vilha Velha com os quais tive o prazer de passar aqueles 04 inesquecíveis dias nessa terra que tanto aprecio.