Começo este mês de dezembro olhando para o mês passado e feliz pelo dever cumprido. No dia 07/11 estava em Itabuna-BA, participando de um Encontro Regional de nossa Ordem, onde tive a oportunidade de realizar duas palestras maçônicas, uma de história e outra de simbologia. No dia 14/11 foi a vez do Rio de Janeiro-RJ, onde atendi à Investidura ao grau 33 no Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Já no dia 21/11 estava na Trienal do Rito de York, em Belo Horizonte-MG, assumindo o posto de Grão-Mestre dos Maçons Crípticos do Brasil e confraternizando-me com mais de 600 participantes. E por fim, no último dia 28, em São Luís-MA, tive o prazer de realizar uma palestra sobre Liderança Ética e Moral Maçônica durante o I Seminário Maçônico do Maranhão.

Nas quatro ocasiões, tive a honra de contar com o apoio de valorosos irmãos, muitos dos quais tenho tido a sorte de reencontrar entre as colunas maçônicas ao longo dos anos, em muitos eventos que temos participado. Outros tantos, acabo de conhecê-los, apesar do amor fraternal nos dar a impressão de sermos velhos amigos. Evito aqui citar nomes, pelo receio de esquecer-me de alguns que, com absoluta certeza, merecem ser citados. E espero contar com a compreensão de todos por essa minha falha.

O mais importante para mim é poder, ao fazer essa breve retrospectiva das atividades maçônicas nos finais de semana do último mês, afirmar da alegria em enxergar, com meus próprios olhos, que a Maçonaria brasileira está em plena transformação. E para melhor. Bem melhor.

Kennyo Ismail