Em Janeiro será o lançamento de meu novo livro, DEBATENDO TABUS MAÇÔNICOS, pela Editora Maçônica “A Trolha”.

Para este livro, fui presenteado com uma capa desenhada pelo Irmão João Guilherme da Cruz Ribeiro, que, sem dúvida alguma, é o maior ilustrador da Maçonaria brasileira, além de excelente escritor e um grande intelectual de nossa instituição. A capa, como os leitores do blog podem ver aqui em primeira mão, dá fortes indícios sobre os assuntos que são abordados nessa obra.

Esta obra trata de tabus na Maçonaria. Sabe quando há uma barreira pré-concebida sobre determinados assuntos, cuja discussão é muitas vezes desencorajada ou, até mesmo, vetada por alguns? Então, esses assuntos tornam-se tabus: bombas escondidas sob o véu maçônico, mas que continuam ali, correndo o risco de explodir a qualquer momento.

Há alguns anos decidi por realizar um estudo a longo prazo, o qual resultou nesta obra. Os dados foram coletados durante as palestras que tive o prazer de realizar em Lojas Maçônicas, Obediências e eventos maçônicos que participei durante o período de pesquisa, tanto no Distrito Federal como nos Estados do AM, BA, ES, GO, MT, MS, MG, PB, PE, RJ, RN, RS, RO, SC e SP. Após a coleta dos diferentes tabus presentes na Maçonaria brasileira, foi feita uma análise de conteúdo, pela qual os tabus foram categorizados e subcategorizados com base em suas origens e tipologia, e posteriormente analisados. O resultado? Posso garantir que, assim como a capa, é “bombástico”!