A atual Alta Administração de uma certa obediência maçônica brasileira, que causou uma gigantesca celeuma de nível nacional ao proibir a intervisitação que já existia há décadas com outro grupo de obediências, recentemente, sem nem ao menos lhe ser solicitada por qualquer uma das partes, resolveu criar uma comissão para tratar da conciliação entre os Supremos Conselhos da Ordem DeMolay existentes no Brasil. Como buscar a conciliação de outra Ordem, se ela não trabalha pela conciliação da sua própria? “Faça o que mando, não faça o que faço?” Antes de cobrar dos sobrinhos, deve-se dar o exemplo!
Tal fato já parece surreal sem levar em conta o fato de que foi essa obediência que, na década de 80, assim que soube da chegada ao Brasil da Ordem DeMolay, por intermédio do Supremo Conselho do REAA de Jacarepaguá (de Behring) e com o apoio das Grandes Lojas, apressou-se por fundar a sua própria ordem juvenil. E agora, ao começar seu período eleitoral, sua atual Alta Administração coloca seu candidato para tentar “salvar a pátria” da Ordem DeMolay: uma Ordem que eles mal conhecem em uma situação que completamente desconhecem.
Entretanto, se não bastasse, agora o candidato a Grão-Mestre “da situação” dessa Alta Administração declara que, na questão da celeuma da intervisitação, criada pela própria diretoria que ele compõe, se eleito dará como solução a criação de uma comissão para prestar consultoria na “regularização” das obediências com as quais ela proíbe a intervisitação. Ou seja, ou ele não sabe a diferença de regularidade e reconhecimento (já ensinei isso em 2011, neste post), ou, pior, ele não sabe nada sobre essas obediências às quais não visita, ao considera-las irregulares. De toda forma, aparenta imaginar que são compostas por irmãos ignorantes e incapazes, necessitando de seu socorro… “Pode isso, Arnaldo?” Por que não aproveitar essa ideia de “comissão de consultoria” e cria uma para revisar os pronunciamentos antes de publicá-los? Apresentam alguns erros de língua portuguesa e, principalmente, erros conceituais de Maçonaria.
Até quando a atual Alta Administração de tal obediência vai achar que é composta por deuses do Olimpo e querer resolver os problemas dos “pobres mortais”, sem ser chamada ou convidada, enquanto não consegue resolver seus próprios problemas e intrigas internas? Eu sei até quando… até o ano que vem, quando estará nas mãos de seu povo maçônico o poder de mudar essa triste realidade…
No Esquadro está de cara nova. Não apenas um layout mais clean, mas com novas funcionalidades.
Muitos perceberam que nos últimos meses tivemos uma redução na periodicidade de publicação no blog. Isso porque estávamos investindo tempo e recursos no desenvolvimento desta nova página que abriga agora, além do blog, a Escola No Esquadro.
A Escola No Esquadro é a primeira plataforma de cursos online de Maçonaria no Brasil, tendo por objetivo tornar o conhecimento maçônico mais acessível, em todos os sentidos, “em busca de mais luz na Maçonaria”.
Seguindo um modelo inovador de educação organizacional, mais eficiente no desenvolvimento dos participantes do que os modelos tradicionais de educação, os cursos de curta duração oferecidos pela Escola No Esquadro permitirão que o irmão se desenvolva naquelas áreas de conhecimento que tenha maior déficit ou interesse.
Este projeto somente foi possível graças à parceria com as Lojas Maçônicas: José Rocha Neto #133 (GLMERJ), União Fraternal de Salvador #11 (GOBA), Tiradentes #65 (GLMEES), Flor de Lótus #38 (GLMDF), e Fraternidade Sumareense #3734 (GOSP). A elas, nosso agradecimento por acreditar e apoiar essa importante iniciativa.
O primeiro curso disponível, ainda em versão beta, é o de INTRODUÇÃO À MAÇONARIA. Devo confessar que estávamos aprendendo a gravar e editar as vídeo-aulas. Por essa razão, o áudio e a iluminação ficaram com qualidade, de certa forma, “amadora”. Entretanto, o conteúdo está surpreendente e, com absoluta certeza, colaborará para a formação maçônica dos participantes. E agora podemos garantir que os próximos cursos a serem disponibilizados nos meses seguintes terão uma qualidade audiovisual superior.
Os cursos são compostos, além das vídeo-aulas, de uma apostila e textos complementares. O aluno precisa realizar uma prova online para concluir cada curso e, quando aprovado, é gerado um certificado. Disponibilizaremos cursos maçônicos envolvendo as mais diversas áreas, como história, simbologia, filosofia, liderança, etc. Mas o mais importante é que essa plataforma estará aberta a todos os professores e instituições maçônicas e paramaçônicas interessadas em desenvolver e disponibilizar cursos aos seus membros. A Escola No Esquadro é de todos vocês.
Além disso, vocês poderão observar que o valor do curso é muito abaixo do valor geralmente cobrado por um curso online. Isso porque aqui não há objetivo de lucro. A intenção é manter a plataforma, incluindo cada vez mais funcionalidades, e promover uma melhoria contínua de qualidade dos cursos. Nosso desejo é que os cursos possam sempre ser mais baratos do que um livro de Maçonaria, oferecendo muito mais!
Para quaisquer críticas, dúvidas ou sugestões, segue nosso contato: escola@noesquadro.com.br
Tenho um carinho muito especial homepage pelo Espírito Santo. Apesar de ter nascido em Minas, passei toda a minha infância em Cachoeiro de Itapemirim, frequentando diversas cidades capixabas para desfrutar de seu litoral maravilhoso com minha família. Todas as minhas boas memórias da infância, escolares (CIAC Raymundo Andrade) e de finais de semana, são do Espírito Santo. E, como todo bom mineiro, sinto-me em casa quando estou em terras capixabas, pois me sinto, também, como sendo um pouco de lá.
Por essa razão, palestrar no Espírito Santo é sempre um grande prazer para mim. E pude, no início deste mês de maio, usufruir um pouco mais desse prazer, ao palestrar, no dia 30 de abril, no Seminário “Luz e Sabedoria”, na cidade de São Mateus. Foi um evento excelente, que contou com irmãos de todo o ES, além de participantes do DF, RJ, PR e BA, onde pude explanar sobre a rivalidade histórica entre a Grande Loja dos Antigos e a dos Modernos, e o reflexo dessa rivalidade na Maçonaria que temos hoje.
Já no dia 02 de maio, em evento promovido pela Loja “Monte Moriá No. 22”, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo – GLMEES, em Vitória, numa sessão lotada e presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre, o Mui Respeitável Irmão Walter Alves Noronha, pude realizar a palestra “Redescobrindo a Maçonaria”, que faz uma breve viagem pela história, filosofia e simbologia da Ordem Maçônica, apresentando um cenário atual realista de nossa sublime instituição. Na ocasião, recebi das mãos do GM Walter um livro que conta a gloriosa história da GLMEES e um relatório dos trabalhos sociais desenvolvidos por aquela Grande Loja, seu instituto, suas Lojas e Ordens patrocinadas. Ao retornar e ler com o devido cuidado tal relatório, confesso que meu orgulho de ser maçom foi renovado, e parabenizo a todos os irmãos da GLMEES pelo trabalho de excelência.
Aproveito para agradecer a hospitalidade e a amizade fraterna dos Irmãos S.S. Alexandre, Colona (guerreiro), Jorge Eduardo, Jorge Prates, Nivaldo, Paulo, Rafhael, VM Roberto, Sylvio, Verdini, e todos os demais irmãos de São Mateus, Vitória e Vilha Velha com os quais tive o prazer de passar aqueles 04 inesquecíveis dias nessa terra que tanto aprecio.
No mês que vem, junho, mais precisamente entre os dias 16 e 18, Brasília receberá dois grandes nomes da Maçonaria internacional: Ted Harrison e Don Ferguson.
Ted Harrison provavelmente é o nome mais conhecido relacionado a Rito de York em todo o planeta. Past Grande Sumo Sacerdote Internacional do Real Arco Internacional, que é o maior corpo maçônico internacional em quantidade de membros e de países em que está presente, Ted foi um dos grandes responsáveis pela chega e instalação do Rito de York no Brasil e impulsionou a adoção do Rito de York em diversos outros países, promovendo um crescimento institucional no Real Arco como não se via há décadas. Ainda, é um membro de destaque da Grande Loja do Estado de New York e de diversas Ordens Maçônicas e Paramaçônicas.
Já Don Ferguson é uma das figuras mais conhecidas e carismáticas entre os Nobres Shriners, tendo sido Potentado do Almas Shriners Temple, um dos Templos mais tradicionais e respeitados de todo o mundo, o qual já contou com membros como Harry Truman, presidente dos EUA; e John Edgard Hoover, diretor do FBI. Além de também atuar nas mais diversas ordens maçônicas e paramaçônicas, é membro das Grandes Lojas do Distrito de Columbia e de Maryland, tendo servido como Grande Inspetor Ritualístico da Grande Loja de Maryland.
Se você é um maçom regular (GOB, CMSB e COMAB), quiser participar de um evento maçônico com centenas de irmãos e escutar o que esses dois grandes líderes da maçonaria internacional têm a dizer, além de palestrantes brasileiros renomados, acesse o website do evento e faça sua inscrição: http://lojasdeyork.com.br/
No último dia 04 de maio, a Grande Loja do Estado de New York rompeu relações com a Grande Loja da Escócia. A razão? A histórica prática (a primeira que se tem notícia foi em 1725) de se regularizar membros expulsos de uma Obediência reconhecida.
A Grande Loja de NY, assim como a Grande Loja da Escócia, possui Lojas no Líbano. Há alguns anos, três membros de uma Loja libanesa da GL de NY foram expulsos após o devido processo disciplinar. Não demorou para que eles fossem regularizados em uma Loja da Grande Loja da Escócia e, aparentemente, estão sendo promovidos com postos de Grandes Oficiais da Grande Loja Distrital desta no Líbano.
A suspensão das relações durará até que a Grande Loja da Escócia tome medidas satisfatórias quanto a questão.
No último sábado, dia 17, tive a alegria de retornar a Manaus e reencontrar grandes irmãos e amigos, dentre eles o querido irmão Armando de Souza Corrêa Júnior, atual Grão-Mestre Estadual do GOB-AM. Na ocasião, uma consagração à Ordem da Sagrada Sabedoria, 33º grau dos Sacerdotes Cavaleiros Templários, Ordem maçônica com sede internacional em York – UK, tive a honra de receber das mãos do Irmão Armando uma bela placa. Mas essa não é a razão desta publicação.
A razão é da minha felicidade em, ao retornar a Manaus, verificar os avanços maçônicos daquela localidade. Conheço o Irmão Armando há anos e tenho tido a sorte de esbarrar com ele em alguns corpos maçônicos e eventos. Acredito que há maçons de pensamentos e maçons de ações, mas o maçom ideal é aquele que pensa e age. Estes não são maioria, então é sempre uma sorte se deparar com um. E o Armando é um deles. Sempre fez muito por cada missão maçônica que abraçou e, por isso, fiquei muito feliz quando, há uns 18 meses atrás, recebi a notícia de sua eleição ao Grão-Mestrado do GOB-AM.
Infelizmente, por questões de saúde, não pude atender ao convite do Irmão Armando, quando, já como Grão-Mestre, no primeiro semestre deste ano me convidou a palestrar no 1º ERAC – Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros, realizado pelo GOB-AM, lá em Manaus. Mas, ao me fazer presente em Manaus desta última vez, fiquei orgulhoso e encantado ao ver e saber do trabalho que o Irmão Armando vem desempenhando à frente de sua Obediência.
Desde um melhor atendimento aos Irmãos e Lojas da jurisdição, as ações de caridade maçônicas ou paramaçônicas com o apoio institucional do GOB-AM, o foco na instrução complementar dos irmãos, o incentivo e parceria com as ordens paramaçônicas, até uma aproximação forte e fraterna à GLOMAM – Grande Loja Maçônica do Amazonas, o Irmão Armando tem dado uma nova cara ao GOB-AM e, principalmente, dado o exemplo da boa governança maçônica e prática da fraternidade sem distinção de ritos e obediências, o que tem sido motivo de júbilo entre os irmãos de Manaus e de todo o estado.
E, enquanto nos aproximamos tão rapidamente do término deste ano, o motivo maior destas poucas palavras é para desejar que, em 2017, toda a Maçonaria brasileira possa experimentar as benesses da liderança fraterna e responsável de Grão-Mestres como dos Irmãos Armando, Aldino, Amilcar, Berbigier, Cassiano, Gilberto, Jair, Lucas, Pithan, Tataco e tantos outros que, de uma forma ou de outra, tem nos surpreendido positivamente e renovado nossas esperanças para a Maçonaria no próximo ano.