Na última semana, entre os dias 11 e 15 de abril, ocorreu a XXIV Grande Assembleia Geral da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Um evento extremamente bem organizado e que contou com a prestigiosa presença de irmãos de peso no cenário maçônico internacional, como Thomas Jackson, que foi Secretário Executivo da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares por muitos anos; Ted Harrison, Past Grande Sumo Sacerdote Internacional do Grande Capítulo Geral do Real Arco Internacional; David Grindle, atual Grão-Mestre Internacional do Grande Conselho Críptico Geral Internacional; e Steven Crane, Past Grande Mestre Internacional do DeMolay International.

O Brasil se fez muito bem representado por dezenas de Grão-Mestres das Grandes Lojas e Grandes Orientes confederados à CMI, contando ainda com a participação do Grande Mestre Nacional do SCODRFB – Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, Paulo Henrique de Ataíde Pereira, e dos representantes das duas confederações maçônicas brasileiras: Jordão Abreu da Silva Júnior, Secretário-Geral da CMSB; e Gilberto Lima da Silva, Presidente da COMAB.

Durante o evento, o Brasil obteve grande reconhecimento ao ser eleito o Irmão Pedro Longo, PGM da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, como Secretário-Executivo da CMI; e a GLMDF – Grande Loja Maçônica do Distrito Federal ter sido escolhida para sediar o evento preparatório da próxima Assembleia Extraordinária da CMI, uma espécie de evento preparatório para a próxima Grande Assembleia Geral.

Vale destacar que o Irmão Rudy Barbosa Levy, que esteve à frente administrativa da CMI nos últimos anos enquanto seu Secretário-Executivo, fora ovacionado e copiosamente homenageado pelos Grão-Mestres presentes por todo seu trabalho de altíssima qualidade em prol do crescimento e desenvolvimento da confederação.

Entre as atividades realizadas na vasta programação, ocorreu a apresentação dos resultados obtidos na pesquisa demandada pela CMI à Escola No Esquadro, a qual havia sido divulgada aqui no blog e que contou com a participação de mais de 12 mil irmãos de todas as obediências brasileiras confederadas. Para acessar o relatório final da pesquisa, clique aqui.

Aproveito para agradecer o apoio e amizade fraterna dos Irmãos GM Cassiano Teixeira de Morais (GLMDF), GMN Paulo Henrique de Ataíde Pereira (SCODRFB), GM Gilberto Lima da Silva (COMAB), PGM Rudy Barbosa Levy (CMI) e GSRE Rony Fernandes Pinto Junior (GLMERS) durante esses dias extremamente produtivos de evento.