Publicado em

Amor Fraternal, Amparo e Verdade

Você está vendo esses dois homens na foto? Essa foto foi tirada quando estavam em pré-operatório num hospital de Washington DC, alguns dias atrás. O barbudo, Richard, estava doando um rim para o careca, Christopher, que tem problema renal em estado terminal, já realizando três hemodiálises por semana. Eles não são parentes. Eles não são amigos de infância. Eles nem sequer se conheciam há poucos meses atrás. Christopher não está pagando pelo rim de Richard, que colocou sua saúde em risco, mesmo tendo duas filhas pequenas, para salvar a vida de um desconhecido. Sabe por que? Porque eles são irmãos. Sim. São irmãos maçons.

Há poucos meses, circulou em um blog maçônico norte-americano a notícia de que um irmão de Washington, de apenas 26 anos de idade, maçom dedicado à sua Loja, a “Colonial #1821”, da Grande Loja do Distrito de Columbia, estava na fila por um transplante de rim. Um irmão de 32 anos de idade, pai de família, que não conhecia Chris e nunca tinha ido a Washington, leu a notícia e fez contato, se voluntariando a fazer os exames de compatibilidade. Era Richard, Segundo Diácono da Loja “Golden Spike #6”, da Grande Loja de Utah. Após a confirmação dos exames, no último dia 09 de outubro as cirurgias ocorreram com sucesso.

Quando questionado sobre a razão de estar doando um rim para um desconhecido, Richard disse que, ao ler a notícia, de um irmão tão jovem necessitando de ajuda e solidariedade, apenas cumpriu com seu juramento. Assim, a tríade do lema maçônico original foi ilustrada, de forma sublime, na ação desse irmão, pois o amparo dado foi um verdadeiro ato de amor fraternal.

E você aí com preguiça até de ir pra reunião, né? A quantidade de graus que você tem é equivalente à quantidade de juramentos que você prestou. Mas se cumprir com maestria apenas o do grau de Aprendiz, já estará fazendo a diferença e colaborando para uma sociedade melhor. Não deixe que nossas cerimônias sejam apenas fórmulas vazias. Leve-as em sua mente e coração, usando-as para esquadrar suas ações.

Obrigado, irmão Richard. Você, com certeza, salvou bem mais do que a vida de um irmão. Seu nobre ato nos recorda da importância de nossa Fraternidade, pois para socorrer um necessitado não precisa ser maçom… mas para ser maçom precisa-se socorrer os necessitados. Em outras palavras, o que para os outros é uma opção, para o maçom é uma obrigação.

9 comentários sobre “Amor Fraternal, Amparo e Verdade

  1. Fantástico relato meu Ir.’. Kennio. Quantas vezes nos esquecemos do nosso juramento em detrimento de outras “prioridades”. Excelente. TFA.

  2. Excelente traçado Ir Kennyo.
    Gostaria de ressaltar que Amor Fraternal, Amparo e Verdade é a “Marca” do Maçom do R. Y. Não é fácil transpor a Teoria a Prática, e principalmente, lutar contra as nossas imperfeições e vícios, até o fim dos nossos dias, mesmo sabendo que ” jamais iremos vence-las na sua totalidade.” O que importa realmente é o caminhar. Se ousarmos, aí sim, seremos reconhecidos como tal.

  3. A verdadeira experiência do Amor fraternal.

  4. Jurar é algo tão importante, e muitos as vezes juram somente por jurar… Pra enfeitar o paletó com comendas e usar aventais bonito!

    Obrigado, Ir Kennyo, por este belo relato!

  5. Impressionante relato!
    Sou aprendiz e este tipo de ações me fazem reforçar minha fé na ordem. Muitas vezes não colocamos em pratica o mais básico dos conhecimentos recebidos em nossas vidas. Eis um exemplo do contrário.

  6. A cada grau que galgo, sempre digo que se prestássemos mais atenção ao que dizem os juramentos, já teríamos homens e cidadãos melhores.
    Mas tá difícil do povo entender viu?

  7. IRMÃOS de verdade… Está palavra para mim tem um significado muito Especial, pois para mim que tenho procurado viver o meu Juramento para ser um IRMÃO vc deve estar disponível para ajudar o outro as 24hrs do dia…

  8. Boa tarde Ismail,

    Admiro o trabalho que vem fazendo com o site e as postagens.
    Recentemente fui convidado para me juntar a uma loja, mas como uma pessoa profana gostaria de saber se existe algum meio para reconhecer lojas espúrias.

    Kennyo Ismail – Prezado Marcos, obrigado pelo contato. Evito utilizar o termo “espúria”, trabalhando com os conceitos de regularidade e reconhecimento. Nesse contexto, apenas três vertentes regulares são reconhecidas no Brasil: Os Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB, as Grandes Lojas Estaduais confederadas à CMSB, e os Grandes Orientes confederados à COMAB. Qualquer dificuldade de verificação, entre em contato comigo em pvt informando o nome e número distintivo da Loja, bem como a cidade de sua localização, que tentarei ajudá-lo. Segue meu e-mail: kennyoismail@noesquadro.com.br

  9. Parabéns Irmão Kenio, perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *