Apesar de declarar ter sido criado em 09/03/1773, o que o tornaria o Rito mais antigo ainda praticado no mundo, o Rito Moderno foi totalmente reformulado e reescrito, e somente tomou a forma com que é praticado atualmente quando da chamada “Reformulação”, ocorrida em 1877, quando se suprimiu a crença em um Grande Arquiteto do Universo e na Imortalidade da Alma de toda simbologia, filosofia e frases do Rito. O nome foi mantido, mas a Reformulação praticamente criou um novo Rito, diferente do seu original. Essa atitude em relação ao GADU, ao Livro da Lei e à Imortalidade da Alma foi interpretada pela GLUI como um desrespeito aos antigos Landmarks, ocasionando no rompimento das relações entre a GLUI e o Grande Oriente da França, rompimento este que dura até os dias de hoje.
Prezado Ir.'. Kennyo,
O Rito Moderno é praticado no GOB.
A minha Loja Mãe é do Rito Moderno. A supressão da Crença ao GADU, não suprimiu do Rito a crença em um princípio criador.
Concordo que esta supressão causa confusão, inclusive quanto a Contituição do GOB, que faz referência ao GADU.
Acredito que em novas revisões esse conceito possa ser revisto, face a uniformização dos conceitos maçônicos.
TFA
Nelson Santos
ARBLS José Alvares Maciel 1652
Meu Irmão Nelson. Exatamente, bem lembrado. Existe a supressão, omissão do GADU, conforme observado no texto. Isso não significa que há uma negação, uma discordância ou mesmo crença na não-existência de um Ser Supremo. Deve-se ficar claro que omitir não significa discordar ou negar.
TFA,
Kennyo Ismail