Apenas algumas horas após a divulgação do último artigo, no dia 18 de maio, no qual Thiago Rijo expõe as diversas tentativas frustradas de unificação realizadas desde 2004, o SCODB divulgou uma nova proposta de unificação endereçada ao SCODRFB (clique aqui para ver a proposta). A proposta foi utilizada no dia seguinte, 19 de maio, para tentar adiar a decisão do GOMG – Grande Oriente de Minas Gerais, atualmente a Obediência que mais patrocina capítulos do SCODB, de retirar seu apoio ao SCODB e passar a reconhecer apenas o SCODRFB, como ocorreu nos outros Grandes Orientes confederados à COMAB. Entretanto, a decisão favorável ao SCODRFB foi aprovada e será publicada no próximo boletim oficial daquela Obediência, passando a valer a partir de sua publicação.

A nova proposta do SCODB também foi enviada ao DeMolay International, que respondeu, no dia 20 de maio, que apenas reconhece o SCODRFB como autoridade sobre a Ordem DeMolay no Brasil e, por isso, qualquer comunicação do SCODB deve ser feita apenas ao SCODRFB.

O SCODRFB confirmou o recebimento da proposta, cujas exigências estão sendo analisadas.

Espero que o processo de unificação não seja interrompido até que se logre êxito, resultando em uma Ordem DeMolay unida e harmônica no Brasil.