
O Rito de York é o rito mais antigo praticado no mundo, tendo como data-marca 24/10/1797.Também é o Rito com mais membros praticantes no mundo: mais de 60% dos maçons no mundo adotam o “Monitor de Webb”, como são conhecidos os graus simbólicos do Rito de York, em homenagem ao seu autor. Já suas Comandarias Templárias são tidas como os únicos Corpos Maçônicos fardados da atualidade.
Alguns irmãos brasileiros confundem o Rito de York com o Sistema Inglês Moderno, o qual possui alguns graus similares. Porém, o Sistema Inglês é bastante diferente, não possuindo um formato subsequente como ocorre no Rito de York.
Ir.’. Kennyo,
Existe a exigência de ser cristão e de declarar a fé em Jesus no grau de Cavaleiro Templário? Em uma pesquisa, acabei encontrando um vídeo de um maçom americano com essa afirmação.
Mais uma dúvida: Pelo que entendi, nos EUA não existe essa mistureba de ritos nos graus simbólicos, como é aqui no Brasil.
Somente há diferenciação dos ritos nos graus superiores. Todos os graus simbólicos são conferidos nas “Blue Lodges”, e a partir do quarto grau, o Maçom escolhe se segue no REAA ou no York.
É isso mesmo? Todas essas Blue Lodges funcionam em um rito único, a coisa é mais organizada mesmo? E o rito dessas Blue Lodges é também chamado de York e é idêntico ao praticado pelas Lojas Simbólicas daqui?
Conheci um templo de uma Loja que trabalha no rito Maçons Livres, Antigos e Aceitos, que me parecia uma mistura de REAA com York (loja toda ornada em azul, altar no centro, 2 V.’. no Sul, mas com o Oriente elevado). Conhece esse rito? Existem graus superiores para ele?
Desculpa se misturei muita pergunta e se fui confuso, é o anseio do Aprendiz em querer entender a origem das coisas e o por quê dessa salada que é a Maçonaria brasileira.
TFA
Kennyo Ismail – Ir.´. Luis Henrique, existe a exigência de ser cristão para ser Cavaleiro Templário do Rito de York. A grande maioria das Lojas dos EUA trabalham com uma versão dos graus simbólicos (blue lodge) do Rito de York. As Grandes Lojas com a versão de Webb e as PHA geralmente com a versão de Duncan. Há pequenas variações de um Estado para o outro, em ambos os casos. Mas há exceções. Por exemplo: Há umas dez Lojas na Louisiana que têm permissão para trabalhar no REAA e a Pensilvânia trabalha com o Ritual dos Antigos. No Brasil, há em torno de 100 Lojas trabalhando com a versão de Webb, tomando por base o ritual do Estado de NY. TFA.
Faço parte do Capítulo Mal Rondon n° 80 – Campo Grande -MS. – Parabéns pela Peça de Arquitetura…
Ir.Kennyo, qdo esteve aqui em Cuiabá, infelizmente não pude assistir vossa palestra, foi uma pena eu sei, entretanto aproveito para elogiar após ler e reler estas excelentes obras. Fiquei tão entusiasmado que resolvi escrever. Eu assumi como VM em 30/06/16 e na sede de aprender e a vontade de fazer e ensinar o certo da maneira correta è que direciono à você uma pergunta: Como faço para encontrar livros, escritos, ritualísticas, evoluções em loja, ensinamentos etc…sobre o Rito de York.
Ir.’. Você teria algum material sobre quem foi Malcolm C. Duncan? Achei bastante coisa sobre Webb, porém não achei nada sobre Duncan, exceto o seu Monitor.
Lucas Laurindo
Rito de York
GOP-SP
Onde encontro livros sobre o Rito de York Americano?
Kennyo Ismail – Jorge Alberto, segue alguns títulos interessantes:
Rito de York. Loja Frank Marshall. A Trolha.
Tudo tem razão de ser e cada coisa tem seu nome. João Guilherme. A Trolha.
Ahiman Rezon. Laurence Dermott & Kennyo Ismail. A Trolha.
O Mito Maçônico. Jay Kinney. Editora Record.
Maçonaria para Leigos. Christopher Hodapp. AltaBooks.
O Nosso Lado da Escada. João Guilherme. Infinity Arte.
Mano Kennyo, nos procedimentos das blue lodges americanas, queria saber se o guarda externo adentra dentro da sala da loja quando a loja é colocada em descanso pela ordem do VM e do 2o Vig para tratar de assuntos administrativos ou se o GE continua lá fora para impedir a entrada de profanos e cowans.
Kennyo Ismail – Usualmente, o tyler fica fora.
Bom dia, Ir Kennyo.
O Templo no RY tem de ser necessariamente sagrado?
Ou RY pode se reunir em locais não sagrados, provisórios ou não, desde que a coberto?
Existe alguma literatura que trate desta questão para nos indicar?
Muito Obrigado
Boa Noite, Ir Kennyo!
Gostaria de saber se no Rito de York é possível realizar sessões em locais não sagrados, provisórios ou não.
Obrigado.
Kennyo Ismail – Sim. No Rito de York, ao se instalar uma nova Loja, o Grão-Mestre não faz a sagração do local, mas a sagração do esquadro e compasso da Loja, com trigo, vinho e óleo. Assim, com aquele esquadro e compasso e um livro sagrado, a Loja tem condições de se reunir e conceder os graus em qualquer lugar longe dos olhos profanos.
BOA NOITE IRMÃOS. GOSTARIA DE SABER O CONTESTO HISTÓRICO PORQUE O AVENTAL DO APRENDIZ DO RITO DE YORK É ABA BAIXA.
Kennyo Ismail – No Rito de York é com a aba para cima. No Emulação que é com a aba para baixo. A explicação pode ser encontrada na obra AHIMAN REZON.
Boa noite mano. Gostaria de saber a medidas de uma loja ou sala, pra montar uma loja no rito de York Americano.
Kennyo Ismail – Ir. Washington, bom dia. Não há medidas ou proporções fixas obrigatórias. O que sugiro é que a largura da parede do Ocidente seja de, no mínimo, 6 metros. Isso porque precisa comportar a Coluna B (0,5m), a porta interna (1m), a Coluna J (0,5m), a estação do Primeiro Vigilante (1,5m), a cadeira do Segundo Diácono (0,5m), a porta externa (1m), e a Harmonia (1m). Total mínimo de 6m.
Com 6 metros de largura, o ideal é que o comprimento seja de 10m (proporção áurea) a 12m (proporção clássica). Uma sala de loja com 6×10 comporta até 40 irmãos, sem aperto e sem prejudicar o movimento de solo, e 60 irmãos apertados.
Uma sala de 8m x 13m, você tem a proporção áurea, que é mais confortável, e consegue comportar 90 irmãos com tranquilidade.
Então depende da disponibilidade de espaço, orçamento, realidade da loja, etc.
Meu irmão. Porque existe tanta diferença entre os aventais dos ritos na maçonaria? Entendo que ritos vem de culturas diferentes porém, todas vieram da Gilda de pedreiros que utilizavam aventais para o trabalho. Hoje vemos aventais de todas as cores e com vários adereços. Em que momento na história, se foi definido algo sobre os aventais? Grato.
Kennyo Ismail – Ir. Victor, antigamente, só havia o avental branco (herança operativa). O modo que você o usava indicava seu nível na Maçonaria. Então, os irmãos começaram a decorar seus aventais com temas maçônicos. Assim, cada avental era único. Posteriormente, cada potência (Grande Loja ou Grande Oriente) buscou uma padronização desses aventais em sua jurisdição. TFA.