Publicado em

O QUE É “LANDMARK”?

Essa é uma palavra muito escutada no meio maçônico e sempre presente na literatura da Ordem. Mas você sabe realmente o que é “landmark“?

A palavra inglesa “landmark”, se traduzida ao pé da letra, significa “marco de terra”. A palavra é referente àqueles marcos existentes em entradas de cidades, trevos, praças, etc. Os marcos costumam ser feitos de pedra, concreto ou outro material sólido, e são usados para indicar limites territoriais, fronteiras, registrar um acontecimento, ou mesmo servir de referência. São objetos proeminentes e resistentes, feitos e instalados para durarem e não serem deslocados, ou seja, imutáveis.
Sendo figura relacionada à simbologia da maçonaria operativa, suas características de relevância, referência, solidez e imutabilidade serviram para que o termo ilustrasse as leis permanentes da maçonaria regular, aquelas conhecidas no meio jurídico como “cláusulas pétreas” que, pela inalterabilidade, protegem os princípios e fundamentos da instituição.
Os landmarks maçônicos mais conhecidos e adotados no mundo são os “25 Landmarks de Mackey”. Porém, algumas Grandes Lojas, exercendo o poder soberano que possuem sobre suas leis e administrações, tem publicado suas próprias relações de landmarks, variando seus totais entre 7 e 54.
O que se observa em comum em todas as relações de landmarks das Obediências regulares são os seguintes princípios:
·         Independência e auto-governo das Grandes Lojas;
·         Crença num Ser Supremo;
·         Crença na imortalidade da alma;
·         Presença obrigatória dum livro sagrado, esquadro e compasso em Loja;
·         Sigilo sobre os modos de reconhecimento;
·         Maçom ser homem livre e adulto;
·         Proibição de discussão sobre política e religião de forma sectária.
A maçonaria em geral entende que esses princípios são atributos que compõem a maçonaria e, na ausência de um ou mais desses, não se trata mais de maçonaria. Assim sendo, os landmarks, imutáveis, tem por objetivo garantir a perpetuidade da Sublime Ordem, deixando-a evoluir enquanto mantém a sua essência imaculada.

10 comentários sobre “O QUE É “LANDMARK”?

  1. Como sempre seus artigos são super interessantes e esclarecedores.
    Abraços fraternos, Gustavo.

  2. Muito obrigado, gustavo. Sinta-se sempre à vontade para opinar, sugerir, questionar ou criticar.

  3. Querido Irmão Kennyo,
    Seria bom você reconsiderar:
    "Os landmarks maçônicos mais conhecidos e adotados no mundo são os “25 Landmarks de Mackey”."
    Pois esses Landmarks só são aceitos aqui nos Grandes Corpos Simbólicos do Brasil e quiçá da América do Sul.
    Já fiz várias pesquisas sobre esses "landmarks" de Mackey por várias grandes lojas e grandes orinets espalhados pelo orbe terrestre.
    Nem lá nos EEUU esses famigerados landmarks de Mackey teve sucesso.
    Aqui no Brasil o próprio GOB não o reconhece. Sei que as grandes lojas, sim.
    F&S
    Sergio Roberto – MM&KT

  4. Meu prezado Irmão Sergio,
    Os landmarks de Mackey são, sem dúvida, os mais conhecidos, visto serem os primeiros a serem formatados, e todos os demais de outros autores e obediências tiveram os de Mackey como referência.
    Sobre serem os mais adotados, reafirmo a informação. As Grandes Lojas Prince Hall adotam o sistema de Mackey, assim como as 27 Grandes Lojas brasileiras, pelo menos 04 Grandes Lojas Estaduais Americanas, e várias Obediências em toda a América Latina. São, no mínimmo, 75 Obediências que adotam os 25 Landmarks de Mackey. Como você pesquisou sobre o tema, deve saber que não existe outra "coletânea" de Landmarks presente em pelo menos uma dúzia de Obediências, pois muitas possuem suas próprias declarações de Landmarks. Assim, sem sombra de dúvidas os 25 Landmarks de Mackey são os mais conhecidos e adotados no mundo.
    F&S,
    Kennyo Ismail

  5. Com relação à necessidade do candidato à iniciação ser "perfeito" fisicamente, o que é entendimento comum hoje em dia? N'"Os Princípios das Leis Maçônicas" de MAckey, ele faz considerações sobre este tema, mas acaba afirmando que sim, o candidato não deve possuir nenhum defeito físico.

  6. Se os Lanmarks sao imutaveis, por que hoje temos encontramos lojas que autorizao a iniciacao de mulheres em suas lojas???

  7. Sim, somente Edson Silveira – Florianópolis – Santa Catarina

  8. Gostei. Na minha opnião, vários sábios Irmãos da época, preocupado com com os mais variados rumos tomados pelas Lojas de todos os Orientes, tiveram a brilhante iniciativa de criar um parâmetro que denominaram de “LANDMARKS”, evitando se assim o dissolvimento dos princípios milenar da Ordem. Landmarks é um rumo a ser seguido, uma linha a ser traçada.

  9. Conhecimentos sempre são importantes na vida das pessoas muito bom e esclarecedor

  10. GRANDES PERSONAGEM DA HISTORIA DO BRASIL E DOS EUA. MARCADOS POR BRAVURAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA E LIBERDADES INDIVIDUAIS,PARTIRAM E SE ORGANIZARAM DENTRO DA PROPRIA LOJA MAÇONICA, E HOJE SÃO VERDADEIROS GAROTOS PROPAGANDA NOS MOMENTOS INICIATICOS, E HOJE TEMOS UMA MAÇONARIA CONTEMPLATIVA. ESTE É O PONTO QUE A MAÇONARIA TEM QUE DIZER E SEM TANGENCIAR E VASILAR, COM ARGUMENTOS EXISTENTE NOS LANDMARKS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *