Publicado em

Obediência: CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil

A CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – é a confederação que reúne as 27 Grandes Lojas Estaduais do Brasil. Juntas, elas somam mais de 3.500 Lojas e mais de 80.000 maçons, sendo a maior organização da maçonaria simbólica brasileira.

As Grandes Lojas foram fundadas por Mário Behring quando o mesmo era Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA, a partir de 1927, por necessidade de tornar a Maçonaria Brasileira regular perante a comunidade maçônica internacional, que exigia a independência entre a Maçonaria Simbólica e os Graus Superiores, enquanto que o GOB mantinha o Supremo Conselho do REAA subordinado a si, e o Grão-Mestre acumulava o cargo de Soberano Grande Comendador.
Historicamente, as Grandes Lojas brasileiras costumam reconhecer apenas 03 Ritos: York, REAA e Schroder.

3 comentários sobre “Obediência: CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil

  1. Sr. Editor: Sou maçom regular, Venerável Ad Vitam da Loja Maçônica Divina Luz, nº 39 -Oriente de São Luís – Grande Loja Maçônica do Maranhão, pertenço aos Graus Superiores, Grau 33 e por necessitar dessa informação para um Trabalho, peço sua prestigiosa colaboração.
    – Quais são as Grandes Lojas no Brasil em que todas as Lojas da Capital estão alojadas na sede da Potencia?

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Manoel Antônio, desconheço esse fato. Creio que em todas as Unidades Federativas há Lojas no interior.

  2. Caro Ir.’. Kenyo, bela informação sobre a Carta de Bolonha, estive lá,com a intenção de ver o documento, no entanto, o tempo muito corrido da excursão não me permitiu. Quanto ao questionamento que fiz, talvez não me expliquei bem. Referi-me SOMENTE às Lojas da CAPITAL das Grandes Lojas. Exemplo: na Grande Loja de Minas Gerais as Lojas da CAPITAL Belo Horizonte estão sediadas em Templos dentro da própria Potencia. Cordiais Saudações.

    Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Manoel Antônio, no âmbito da GLMMG, creio que há Lojas em BH que não se reunem no prédio da Grande Loja, como a Loja Fé e Perseverança, a Loja Estrela Vendanovense, a Loja Independência II, dentre outras.

    1. creio q ele queira saber não se ha lojas fora mas sim as lojas que funcionam no mesmo prédio da GLMMG, acho difícil obter essa informação se não diretamente com a GLMMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *