Publicado em

A SAGA DO “YORK x EMULAÇÃO” CONTINUA

Este talvez seja o maior mito da Maçonaria Brasileira, considerando ter sido equivocadamente oficializado a quase um século atrás, quando o Grande Oriente do Brasil, ao firmar tratado com a Grande Loja Unida da Inglaterra, traduziu “Grand Council of Craft Masonic in Brazil” como “Grande Capítulo do Rito de York do Brasil”. A partir daí, essa desinformação vem gerando confusão entre os maçons brasileiros.
York é Rito, Emulação é Ritual. York é Americano, Emulação é Inglês. York é do século XVIII, Emulação é do século XIX. Eles não são iguais, nem mesmo “muito parecidos”.
Entretanto, até hoje muitas Obediências brasileiras adotam o Ritual de Emulação e o chamam de “Rito de York”, mesmo havendo no país Obediências que também adotam o Rito de York (americano).
Mas, apesar de ser uma questão clara de uso indevido de nome, temos visto vários Irmãos defendendo o uso do termo “Rito de York” para se referir ao Ritual de Emulação. Um dos argumentos mais utilizados é o de que uma Obediência tem direito de nomear um ritual como quiser.
Vejamos o que diz atualmente o GOB a respeito:



Na Maçonaria, escola onde se ensina a pesquisa da verdade, não há porque se apegar a um erro e continuar promovendo uma reconhecida impropriedade. A palavra “Emulação” é muito bonita e tem um belo significado. Deveria ser mais bem aproveitada, como muitos irmãos instruídos já o fazem.

3 comentários sobre “A SAGA DO “YORK x EMULAÇÃO” CONTINUA

  1. Ao Ir. Kennyo e aos leitores deste blog, convido-os a ler sobre esse assunto no meu blog http://www.porentreospilares.blogspot.com
    Meu sincero TFA e votos de Paz Profunda
    Renato Cardoso

  2. Irmão Renato, muito bom. Se me permite, gostaria apenas de fazer umas breves observações:
    – Conforme o List of Lodges 2011, a Grande Loja Unida da Inglaterra possui 238 mil membros em quase 7.945 Lojas. Dados declarados por ela mesma.
    – a mesma fonte informa que nos EUA temos atualmente 1.378.000 membros. Com as Prince Hall, esse número chega a 2 milhões.
    – Os maçons praticantes do Rito de York nos graus simbólicos nos EUA são 99,99%. Isso porque é o único monitor adotado oficialmente em todas as GLs dos EUA. Há apenas umas 40 Lojas em todo os EUA que adotam outro sistema, entre as quase 40.000 existentes.
    – Essa estória de alguns de que o nome adotado pro Emulação de "Rito de York" é uma homenagem porque o Emulação é praticado na cidade de York desde 1823 é incoerente. O Ritual de Emulação é o ritual adotado pela Loja Emulação, que fica em Londres. Não há origem nenhuma relacionada com a cidade de York.
    – Existem mais de 200 Grandes Lojas regulares no mundo. A maioria das Grandes Lojas possuem, pelo menos, 170 tratados de reconhecimento.
    No mais, parabéns pelo trabalho. Está bem completo.
    TFA,
    Kennyo Ismail

  3. Agradeço ao Ir. pelas observações e informo que já foram feitas as devidas correções.
    Meu sincero TFA e votos de Paz Profunda
    Renato Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *