Publicado em

REAL ARCO ou ARCO REAL???

Em resumo e de forma simplista: Real Arco é EUA, e Arco Real é Reino Unido.

REAL ARCO possui 04 graus: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco. Eles são graus sequenciais concedidos em um Capítulo de Maçons do Real Arco, ou seja, você necessita ingressar no grau de Mestre de Marca, e galgar grau a grau até se tornar um Maçom do Real Arco.

ARCO REAL é apenas um grau, também conhecido como “Sagrado Arco Real”, concedido a Mestres Maçons e considerado pela GLUI como um “grau paralelo”. A Inglaterra também possui o grau de Mestre de Marca, também independente e considerado “paralelo”. Enfim, no sistema inglês você pode ser Maçom do Arco Real sem ser Mestre de Marca.
Reconhecimento:
O Real Arco Americano e o Arco Real da Inglaterra e da Escócia se reconhecem e se relacionam, enviando representantes aos principais eventos um do outro, e concedendo títulos honoríficos. Um Maçom do Real Arco (EUA) pode assistir reuniões de Mestre de Marca (UK) e do Sagrado Arco Real (UK). Um maçom do Arco Real inglês pode ir à uma reunião do Real Arco americano, porém, não poderá assistir as reuniões dos graus de Past Master e Mui Excelente Mestre, e só poderá assistir reunião de Mestre de Marca se ele possuir o grau inglês correspondente.

2 comentários sobre “REAL ARCO ou ARCO REAL???

  1. Mano Kennyo,

    um maçom do Arco Real inglês, se ele quiser adentrar no Conselho dos Maçons Crípticos, o fato de ser do Arco Real e correlato com o Real Arco Americano o habilita a adentrar? Ou ele vai precisar galgar os graus do Capítulo, um por um, para ser um Maçom “Roxo”?

    Abraço!

    Kennyo Ismail – Mano Henri, depende de onde. Ao contrário de outros graus que possuem diferentes versões em diferentes lugares, os graus crípticos são fundamentalmente norte-americanos. Os graus crípticos existentes na Inglaterra foram levados dos EUA para lá. Entretanto, os graus crípticos têm forte relações com, por exemplo, o grau de Mui Excelente Mestre, presente no Real Arco americano e inexistente no Arco Real inglês. Por conta disso, os graus crípticos na Inglaterra possuem, além do Mestre Real, do Mestre Escolhido e do Super Excelente Mestre, uma versão reduzida do grau de Mui Excelente Mestre, de forma que os graus possam ser melhor compreendidos. Isso porque apenas o Arco Real inglês é praticado na Inglaterra. No caso do Brasil, em que coexistem Real Arco americano e Arco Real inglês, a Maçonaria Críptica que aqui se instalou é a versão americana, sem o Mui Excelente Mestre. Por esse motivo, no Brasil um maçom do Arco Real inglês deve passar pelos quatro graus da versão americana do Real Arco antes de ser aceito nos graus crípticos.

  2. Irmão kennyo,

    Real Arco e Arco Real não seriam escritos em inglês do mesmo modo, isto é, Royal Arch?
    Como identificamos na Língua Inglesa as diferenças ao dar uma “googlada”?
    Vejo algumas Grandes Lojas no Brasil fazendo o tal do Arco Real Sagrado ou Real Arco Sagrado do Emolation Working, confundindo novamente com o verdadeiro Webb Monitor.

    Kennyo Ismail – Irmão Osvaldo. Sim, Royal Arch, seja o inglês, o americano, o escocês ou o irlandês, todos se escrevem em inglês da mesma forma. No Brasil, optou-se por diferenciar exatamente para evitar confusões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *