Publicado em

A SAGA DO AVENTAL VERMELHO DO REAA CONTINUA

Tenho recebido alguns questionamentos de Irmãos quanto a afirmação de que o avental do REAA usado no Brasil antes de 1927 era realmente VERMELHO, respeitando assim o “antigo costume” e a decisão do Congresso de Lausanne.
Para não restar dúvidas, apresento imagem de obra de Assis Carvalho, “Ritos & Rituais”, que replica o ritual do “Grande Oriente Brazileiro” datado de 1834 (antes mesmo do Congresso de Lausanne), tipografia e impressão da lendária “Seignot-Plancher”.
O nome do ritual era “Guia dos Maçons Escossezes ou Reguladores dos Tres Gráos Symbolicos”.

Legenda: “Gráo 3º – Fita azul orlada de escarlate a tiracollo da esquerda para a direita, suspensa em baixo a joia, que é um esquadro e um compasso de ouro entrelaçados: a joia póde ser cravejada de pedras. Avental branco de pelle forrado e orlado de escarlate, com uma algibeira abaixo da abêta, sobre a qual estão bordadas as letras M.´. B.´.

Apenas para reforçar, conforme o dicionário, “Escarlate” é: cor vermelha muito viva.
É importante esclarecer que esta não é uma afirmação que alguma obediência utiliza o avental “errado”. Seria um juízo de valor considerar que a mudança para o avental azul foi certa ou errada, justificada ou não, e o objetivo definitivamente não é esse. A intenção aqui é o resgate histórico, é a compreensão dos fatos, a elucidação dos temas.

3 comentários sobre “A SAGA DO AVENTAL VERMELHO DO REAA CONTINUA

  1. Meu Ir.: em recente visita a uma loja do REAA em Portugal deparei com os aventais orlados na cor vermelha. Pelo que me explicaram seria uma influência da maçonaria francesa (?!).

    Kennyo Ismail – Meu Ir.’. Edson, o avental original de Mestre do REAA é o vermelho. Indico a leitura do seguinte texto aqui do blog: http://www.noesquadro.com.br/2011/03/saga-do-avental-vermelho-do-reaa.html

    1. Prezado irmão Edson, também vi irmãos com o avental branco orlado de escarlate em Lisboa. Até lhes perguntei sobre isso, pois o que usamos também o é e chamou-me a tenção. Disseram-me ser da Loja Fernando Pessoa, que funciona no Grande Oriente Lusitano no REAA. Infelizmente não tivemos tempo para conversarmos mais.

  2. meu Ir.: Sou iniciado no O.: da Bolivia no vale de Santa Cruz de la Sierra igual la usamos o avental bordeado de vermelho com uma faixa azul e vermelho a partir do 3o grau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *