Publicado em

NO ESQUADRO de cara nova! E com novidade: a ESCOLA NO ESQUADRO!

Prezados leitores,

No Esquadro está de cara nova. Não apenas um layout mais clean, mas com novas funcionalidades.

Muitos perceberam que nos últimos meses tivemos uma redução na periodicidade de publicação no blog. Isso porque estávamos investindo tempo e recursos no desenvolvimento desta nova página que abriga agora, além do blog, a Escola No Esquadro.

A Escola No Esquadro é a primeira plataforma de cursos online de Maçonaria no Brasil, tendo por objetivo tornar o conhecimento maçônico mais acessível, em todos os sentidos, “em busca de mais luz na Maçonaria”.

Seguindo um modelo inovador de educação organizacional, mais eficiente no desenvolvimento dos participantes do que os modelos tradicionais de educação, os cursos de curta duração oferecidos pela Escola No Esquadro permitirão que o irmão se desenvolva naquelas áreas de conhecimento que tenha maior déficit ou interesse.

Este projeto somente foi possível graças à parceria com as Lojas Maçônicas: José Rocha Neto #133 (GLMERJ), União Fraternal de Salvador #11 (GOBA), Tiradentes #65 (GLMEES), Flor de Lótus #38 (GLMDF), e Fraternidade Sumareense #3734 (GOSP). A elas, nosso agradecimento por acreditar e apoiar essa importante iniciativa.

O primeiro curso disponível, ainda em versão beta, é o de INTRODUÇÃO À MAÇONARIA. Devo confessar que estávamos aprendendo a gravar e editar as vídeo-aulas. Por essa razão, o áudio e a iluminação ficaram com qualidade, de certa forma, “amadora”. Entretanto, o conteúdo está surpreendente e, com absoluta certeza, colaborará para a formação maçônica dos participantes. E agora podemos garantir que os próximos cursos a serem disponibilizados nos meses seguintes terão uma qualidade audiovisual superior.

Os cursos são compostos, além das vídeo-aulas, de uma apostila e textos complementares. O aluno precisa realizar uma prova online para concluir cada curso e, quando aprovado, é gerado um certificado. Disponibilizaremos cursos maçônicos envolvendo as mais diversas áreas, como história, simbologia, filosofia, liderança, etc. Mas o mais importante é que essa plataforma estará aberta a todos os professores e instituições maçônicas e paramaçônicas interessadas em desenvolver e disponibilizar cursos aos seus membros. A Escola No Esquadro é de todos vocês.

Além disso, vocês poderão observar que o valor do curso é muito abaixo do valor geralmente cobrado por um curso online. Isso porque aqui não há objetivo de lucro. A intenção é manter a plataforma, incluindo cada vez mais funcionalidades, e promover uma melhoria contínua de qualidade dos cursos. Nosso desejo é que os cursos possam sempre ser mais baratos do que um livro de Maçonaria, oferecendo muito mais!

Para quaisquer críticas, dúvidas ou sugestões, segue nosso contato: escola@noesquadro.com.br

E sejam bem vindos à Escola No Esquadro!

11 comentários sobre “NO ESQUADRO de cara nova! E com novidade: a ESCOLA NO ESQUADRO!

  1. Bela iniciativa! Generoso investimento material e intelectual para superar a lacuna instrucional que a maçonaria tem deixado em todas as suas encantadoras vertentes.
    Grato!

  2. Como faço para participar caro Ir.
    Dos cursos.
    Boa noite.

    Kennyo Ismail – Meu Irmáo Gerson, basta clicar à direita do cabeçalho do blog, onde está escrito “Escola”. O restante é bastante intuitivo. Espero que goste!

  3. Parabéns aos líderes e colaboradores desta iniciativa. Vem preencher uma lacuna histórica da Ordem Real no sentido de possibilitar aos irmãos o acesso ao aprimoramento do conhecimento.

  4. Em permanente evolução!

  5. Parabéns Kennyo
    Como sempre mais um belo trabalho seu, ótimo site.
    Sempre se dedicando a nossa amada Ordem, e orientando aos
    Irmãos. Conte sempre com meu
    modesto apoio.

  6. Grande mano Kennyo, sempre nos surpreendendo com suas inovações!

    Comprei o curso perdi a senha, mas não recebo o email informando uma nova.
    Veja isso pra gente por favor?
    TFA
    Márcio Martins.’.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Márcio, enviei e-mail para você com uma senha temporária para que possa acessar e atualizar a senha. TFA.

  7. Ir. Kennyo,

    Primeiramente, parabenizo pelo novo layout do site, ficou muito bom mesmo.
    A fim de contribuir, gostaria de fazer algumas observações, referente a alguns problemas que identifiquei:

    1- Na caixa de busca, não consigo encontrar nenhum artigo do site, acho que as buscas estão vinculadas somente aos cursos oferecidos e não aos artigos/posts. Caso seja esta a intenção, creio que seria legal também disponibilizar uma caixa de buscas para encontrarmos os artigos.
    2- Naqueles posts em que era necessário preencher com nosso email para acessar o artigo em PDF, os formulários constam como indisponíveis. Aparece a seguinte mensagem de erro: “Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.”
    Grande abraço, e obrigado pelo ótimo conteúdo oferecido!
    TFA,
    Luis Henrique.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Luis Henrique, muito obrigado pelas observações. Estaremos trabalhando para corrigir isso. TFA.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Luís Henrique, a fim de mantê-lo atualizado quanto as demandas apresentadas, informo que as melhorias foram implementadas com sucesso. Obrigado por colaborar nesse processo inicial! TFA.

    1. Que ótimo meu Irmão!
      Parabéns pelo comprometimento!
      Frequentemente utilizo seus textos nas minhas pesquisas, especialmente para elaboração de trabalhos, e a ferramenta de busca auxilia bastante!
      TFA.
      Luis Henrique V. Correa
      ARELS Obreiros das Torres – GORGS
      Or. de Torres/RS

  8. Parabéns pela evolução do blog e principalmente por mais esse importante passo que é a escola, algo muito importante para nivelar e fornecer informação de qualidade a todos que procuram conhecimento.

  9. Primeiramente parabéns pela evolução.
    Acompanho o blog a um bom tempo e admiro muito os artigos. Mas quando tentei me inscrever no curso vi que solicita a indicação de uma Vertente, e Obediência. Posso participar do curso sem ser ainda maçom?

    Kennyo Ismail – Prezado Peterson, esse curso de Introdução à Maçonaria é voltado a maçons e a não maçons. Mas como há cursos a serem desenvolvidos restritos a maçons e o formulário de inscrição é único para todos os cursos, já há a previsão de informação de filiação maçônica para futuras conferências nos cursos restritos. Assim, sinta-se à vontade para participar do curso.

  10. Kennyo, qualquer cidadao interessado pode fazer o curso??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *