Publicado em

Grande Loja Nacional Francesa e sua guinada nas relações internacionais

servel
Jean-Pierre Servel – GM da GLNF

A Grande Loja Nacional Francesa – GLNF, há anos considerada pelo mainstream maçônico internacional como a única regular em território francês, após viver, um período nebuloso, entre 2008 e 2012, que ocasionou na perda de quase 1/3 de seus membros e do reconhecimento da maioria das Grandes Lojas do mundo, por se envolver diretamente com política (saiba mais clicando aqui), após mudança de diretoria e de legislação e a recuperação de sua regularidade, no início deste mês de dezembro também mostrou estar em sintonia com a diplomacia maçônica internacional.

Em sua assembleia geral, ocorrida no último dia 03, a GLNF retirou o reconhecimento das Grandes Lojas da Geórgia e Tennessee, por conta de suas posturas homofóbicas (saiba mais clicando aqui); reconheceu a Grande Loja Prince Hall do Texas, que contou com a recomendação da Grande Loja do Texas; e reconheceu também 12 Grandes Lojas brasileiras.

Ao observarmos esses fatos (em especial o referente ao Texas), presenciados por representantes das principais Grandes Lojas do mundo que estavam presentes à assembleia da GLNF, percebemos o quanto as recentes ações de relacionamento maçônico promovidas pelas Grandes Lojas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, apesar de ainda minoritárias em solo brasileiro, são tendência mundial no meio maçônico e, principalmente, exemplos a serem seguidos.

4 comentários sobre “Grande Loja Nacional Francesa e sua guinada nas relações internacionais

  1. Meu Estimado e muito Valoroso Irmão Kennyo, mais uma vez nos brindando com informações de avultada qualidade. Muito obrigado!!
    Aproveitando, por favor, quais são “as recentes ações de relacionamento maçônico promovidas pelas Grandes Lojas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”?
    Novamente, muito obrigado pelo aprendizado que você nos proporciona.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Alexandre, eu que agradeço. No caso das GLs do RS e SC, elas compartilharam formalmente a jurisdição com os Grandes Orientes Independentes de seus Estados.

  2. EEstim.’. IIrm.’.

    Não poderia deixar de enviar-lhes as seguintes informações, relativas ao Grande Oriente do Paraná (COMAB):

    Em 23/01/16, por ocasião do 75º Aniversário da Grande Loja do Paraná, ocorreu a assinatura do “TRATADO DE COMPARTILHAMENTO DE TERRITÓRIO E MÚTUO RECONHECIMENTO” entre a GLP e o GOP;

    Em 23/04/16, assinado Tratado de Mútuo Reconhecimento entre a Grande Loja de Santa Catarina e o GOP e

    Em 08/07/16, durante a 146ª Assembleia Geral Ordinária da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, foram assinados os tratados de Mútuo Reconhecimento entre aquela GL e o GOP.

  3. Est.’. Irm.’. Kennyo, poderia nos informar quais foram as 12 Grande Lojas brasileiras reconhecidas pela GLNF.
    TFA
    Ir.’. José Luiz

  4. Meus Prezados
    Como faço para me cadastrar para compra de livros
    Fraternalmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *