Publicado em

MAÇONS que MUDARAM a MAÇONARIA: DESAGULIERS

É incrível como a maioria maciça dos maçons brasileiros simplesmente não sabe quem foi Desaguliers. Esta é apenas mais uma prova de como a literatura maçônica brasileira é limitada, fraca e, em muitos casos, pouco confiável.
Quem foi Desaguliers? Ninguém muito importante… apenas é considerado como o pai da Maçonaria Especulativa Moderna!
Nascido em 12/03/1683, em Rochelle, França, Desaguliers era protestante e sua família teve que se exilar na Inglaterra quando ele ainda era criança. Foi educado em Oxford, onde se formou filósofo experimental e alcançou o grau de Doutor pela Universidade de Oxford. Desaguliers era amigo de Isaac Newton e suas palestras como filósofo promoveram seu ingresso na famosa Real Society.
Em 1719 Desaguliers se tornou o terceiro Grão-Mestre da então Grande Loja da Inglaterra e logo vários antigos maçons “adormecidos” retornaram às Lojas e muitos nobres foram iniciados. A primeira Constituição de Anderson teve não somente a supervisão bem como grande influência dele. Com o intuito de fortalecer a instituição, Desaguliers iniciou a mudança para que o Grão-Mestre passasse a ser um nobre, tendo ele sido o último “plebeu” a ocupar tal cargo. Os três sucessores seguintes o tiveram como Adjunto, garantindo a continuidade de seu bom trabalho de consolidação da Maçonaria Inglesa.
Desaguliers criou o que hoje praticamente toda a Grande Loja do mundo tem: o Fundo de Assistência Maçônica. E alguns anos depois, foi pelas mãos dele que o Príncipe de Gales foi iniciado na Maçonaria. Desaguliers assumiu uma pequena instituição formada por quatro Lojas de “taverna” e a transformou na instituição que viria a influenciar na independência e na consolidação da democracia de vários países no mundo inteiro, hoje presente e ativa em todo o mundo livre.
Enfim, ter sido alvo da atenção de Dr. Oliver e Albert Mackey em algumas de suas obras e ser considerado por esses como o pai da Maçonaria Especulativa Moderna não é um exagero.

6 comentários sobre “MAÇONS que MUDARAM a MAÇONARIA: DESAGULIERS

  1. Bela Peça De Arquitetura!

    Realmente a primeira vez que ouvi falar em Desaguliers foi aqui no blog.

    TFA

  2. Ir.'. Kennyo, há no Youtube uma série de 5 capítulos de um documentário feito pela NatGeo chamado "O Poder da Maçonaria" muito bem feito por sinal, que foi onde prestei atenção ao nome Desaguliers, pois já tinha lido sobre ele. Vale a pena conferir.
    T.'. F.'. A.'.
    Jean Pagani

  3. Ir.´. Jean, estou assistindo e parece ser muito bom. Contaram com Cooper, o que já dá uma boa credibilidade. Obrigado pela indicação.
    Não tem como tratar de Royal Society ou do desenvolvimento da Maçonaria Especulativa sem mencionar Desaguliers… a não ser no Brasil, que o ignora quase que completamente em sua literatura maçônica. Esse tipo de documentário deveria ser assistido por todo maçom brasileiro.
    TFA,
    Kennyo Ismail

  4. Sobre este documentário, ficou transparecendo para mim (não sei se foi problema na tradução) de que a maçonaria especulativa havia sido "compilada" por Anderson (que no documentário nem é citado como maçom) a serviço de Desaguliers. Entendi que o link entre as guildas de maçons medievais e nova maçonaria foi inventado por Anderson numa tentativa de dar um crédito ao novo sistema que estava surgindo. Eu achei isto estranho mas foi o que entendi. Depois, milagrosamente, eles encontram uma loja na Escócia que justamente descendia diretamente dos maçons operativos!

  5. Rafael, a evolução vinda dos operativos é fato histórico. Inclusive, das 04 Lojas fundadoras da Grande Loja da Inglaterra, 03 eram praticamente 100% de maçons operativos. Mas Desaguliers realmente pediu a Anderson para dar uma herança mais "nobre" à Maçonaria. Anderson era especialista nisso, visto que cobrava de famílias para fazer árvores genealógicas ligando-as a personagens bíblicas ou nobres. Anderson fez isso, ligando a Maçonaria a personagens e momentos históricos até anteriores às guildas.

  6. Muito bom…esclarecedor! Existe um ditado que diz “olhe com quem andas …..”grato por estar no meio de vós. Ronaldo José Luiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *