Publicado em

MAÇONARIA NO MUNDO: ALEMANHA

Há na Alemanha 05 diferentes Grandes Lojas Regulares. Até aí tudo bem, algo normal se comparado com muitos outros países. A diferença é que essas 05 Grandes Lojas da Alemanha formaram juntas um corpo maçônico diferente. Elas são independentes, soberanas, possuem seus Ritos, paramentos, legislação e líderes distintos. Porém, as 05 formam juntas o que podemos chamar de “Maçonaria Unida da Alemanha”: Todas as 05 Grandes Lojas abriram mão oficialmente de sua soberania em assuntos de relações exteriores e de relações públicas, concedendo essa autonomia à essa instituição nacional. Esse Corpo Maçônico, chamado de  “Grandes Lojas Unidas da Alemanha” é composto por um Senado e uma Diretoria que possui Grão-Mestre, Adjunto, Grande Secretário e Grande Tesoureiro. As Lojas elegem os membros do Senado, geralmente indicados pelo Grão-Mestre de cada Grande Loja participante. O Senado indica o Grão-Mestre e seu Adjunto, e a Assembléia dos Veneráveis aprova ou reprova a indicação do Senado. O Grão-Mestre nomeia o Grande Secretário e o Grande Tesoureiro.

As 05 Grandes Lojas que compõem as Grandes Lojas Unidas da Alemanhã são:

– Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos da Alemanha Velha (260 Lojas)
– Grande Loja Landesloge de Maçons da Alemanha (120 Lojas)
– Grande Loja Mãe Nacional (40 Lojas)
– Grande Loja Canadense e Americana (30 Lojas)
– Grande Loja dos Maçons Ingleses na Alemanha (20 Lojas)

Juntas, possuem o aproximadamente a 470 Lojas e 14.000 Irmãos Maçons.
A Convenção que elege o Senado e o Grão-Mestre e seu Adjunto ocorre a cada 03 anos.
As 11 cadeiras do Senado são proporcionais ao tamanho de cada Grande Loja participante:

– GLMLAAV – 05 senadores
– GLLMA – 03 senadores
– GLMN – 01 senador
– GLCA – 01 senador
– GLMIA – 01 senador.

O Senado é presidido pelo Grão-Mestre, que não tem direito a voto.
As Lojas de Pesquisa são filiadas diretamente à Grandes Lojas Unidas da Alemanha, e ela possui tratados de reconhecimento com nada menos do que 172 Grandes Lojas no mundo.
Agora o ponto mais interessante: nos eventos das Grandes Lojas Unidas da Alemanha, os 05 Grão-Mestres têm o costume de usarem aventais de Aprendiz Maçom para simbolizar que, apesar de Grão-Mestres, eles são eternos Aprendizes.

7 comentários sobre “MAÇONARIA NO MUNDO: ALEMANHA

  1. Talvez-esta-fosse-a-solucao-para-por-fim-na-divisao-da-Maconaria-brsileira…

  2. Como posso encontrar endereço de loja maçônicas na Alemanha?

    Kennyo Ismail – No website oficial de cada uma das 05 Grandes Lojas que formam as “Grandes Lojas Unidas da Alemanha”. Você pode encontrar o link para esses sites aqui: http://www.freimaurer.org

  3. Que G.A.D.U ABENÇOE A VOCES IRMÃOS.

  4. É Com alegria e esperança que leio este artigo onde 5 grandes Lojas se unem dando o exemplo ao mundo maçônico que é possível vencer as paixões e submeter as vaidades. parabéns Grandes Mestres pela opção do avental único .: S.:F.:U.:
    Danke.:

  5. Caro Ir. Kennyo, com a republicação deste artigo no JB NEWS 1990 de 14/03/2016, me ocorreu te cumprimentar pela série e sugerir uma revisão na tradução do nome das Grandes Lojas integrantes da “Grandes Lojas Unidas da Alemanha – Fraternidade dos Maçons – formada pelas seguintes Grandes Lojas: Grande Loja dos Maçons Antigos, Livres e Aceitos da Alemanha (GL AFuAMvD; Grande Loja Nacional dos Maçons da Alemanha (GLL FvD); Grande Loja-Mãe Nacional “Aos Três Globos” (GNML 3WK); Grande Loja Américo-Canadense dos Maçons Antigos, Livres e Aceitos (ACGL) e Grande Loja dos Maçons Britânicos da Alemanha (GL BFG).

  6. Este modelo estreita a relação entre as lojas e fortalece a Maçonaria. Com isto quem é fortalecido são seus integrantes. Me parece que a maçonaria do Brasil deveria dar uma olhada neste modelo.

  7. Evolução é necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *