Publicado em

MAÇONARIA NO MUNDO: ISRAEL

A Grande Loja do Estado de Israel foi instalada em 20/10/1953, em Jerusalém. Porém, sua sede fica em Tel Aviv. A 1ª Loja na região foi a Loja Rei Salomão n°293, filiada à Grande Loja do Canadá, e teve sua primeira reunião realizada nas chamadas pedreiras do Rei Salomão no dia 07/05/1873. Cinco anos antes havia ocorrido uma reunião no mesmo local, porém sem existir uma Loja regularmente constituída. Posteriormente a isso, houve outras Lojas na região, filiadas a extinta Grande Loja da Palestina.
O atual Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Israel é o Irmão Nadim Mansour, cidadão de origem árabe. Sua presença como Grão-Mestre demonstra que não somente a paz, mas também a Fraternidade pode reinar entre árabes e judeus, como bem ocorre naquela Grande Loja.
A Grande Loja do Estado de Israel possui 55 Lojas Simbólicas ativas, as quais em sua maioria trabalham no Rito de York (Monitor de Webb, americano). As Lojas se reúnem nas línguas: hebraico, romeno, francês, espanhol, turco, inglês, russo, alemão e árabe.
A prova maior do compromisso dessa Grande Loja com os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” pode ser vista no Selo da mesma: a Cruz, a Lua Quarto-crescente e a Estrela de Davi estão juntas, simbolizando o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Da mesma forma, a Bíblia, o Alcorão e a Torah estão no Altar das Lojas, comprovando que todos os Irmãos, independente da fé professada, estão imbuídos do objetivo de trabalhar pela felicidade da humanidade.

7 comentários sobre “MAÇONARIA NO MUNDO: ISRAEL

  1. Tenciono visitar Israel brevemenete e meu sonhadado objetivo é visitar uma loja maçônica, mantendo contato com ir. daquela Santa Região.

  2. Exelente materia.
    Obrigado por expor,de forma simples,assunto de tal relevancia.
    Estou certo que,tal como exposto,consiste nao so’um ensinamento mas,tambem,um incentivo a aqueles que procuram evoluir.

    T.’.F.’.A.’.

    Edison Benedetto Capitani.’.M.’.M.’.

  3. Muito gratificante saber que estamos presentes em 55 Lojas simbólicas ativas em Israel!
    Mais importante é ver estampado no selo a representação da fraternidade reinante entre Irmãos, sejam eles Judeus, Muçulmanos e Cristãos, pregando a Liberdade, Igualdade e Fraternidade! “Oh! como bom e agradável é que os irmãos vivam em união…” SALMO 133.
    Que o GANDU nos proporcione a felicidade total, a curto prazo, a união dos irmãos em nosso planeta.
    Shalom. T.’.F.’. A.’.
    Ir.’.guilherme queiroz

  4. É excelente ter conhecimentos de muitas lojas Maçônicas em Israel, por meus parcos conhecimentos sobre o local, não tinha a noção exata da quantidade de Lojas e fiquei deveras contente com as informações que recebi…meu TFA a todos

  5. Essas materias sao muito importantes.
    ja morei na Alemanha.
    A Ord.’. M.’. naquele Pais e maravilhosa….unidos demais.
    ParabenT.’.F.’.A.’.
    Vander M.’.M.’.
    R.’.E.’.A.’.A.’.

  6. A possibilidade de haver,na cidade de Bersheva,no Sul de Israel?.

    Shalom!

  7. Muito legal o espírito de humanidade dessa grande loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *