Publicado em

ESQUADRANDO O LIVRO: “GÊNESE DA MAÇONARIA NO BRASIL”

BuchaulMeus Irmãos, tenho que confessar que, ao verificar que o livro havia sido publicado pelo Clube de Autores, fiquei um pouco desanimado de abri-lo. Isso porque nutria um certo preconceito com livros publicados nesse modelo, visto que os que eu havia visto anteriormente eram… como posso dizer… um lixo. Eram livros que nunca seriam publicados por editoras sérias, mal elaborados, mal escritos.

Mas criei coragem e abri o livro. Abri como faço com todos os livros de Maçonaria e como acho que todos devem fazer: abri pelo final, e não pelo começo. Sim, tenho uma regra básica sobre livros de Maçonaria: se não há bibliografia, eu dificilmente perco meu tempo. E quando abri esse livro… uma surpresa agradável em forma de mais de 10 páginas de ótimas referências bibliográficas.

E essa surpresa não parou ali, sendo mantida página após página, capítulo após capítulo. Alguns leitores talvez podem se lembrar que em 2011 publiquei um texto aqui no blog alertando que a Loja Comércio e Artes não foi a Loja Primaz do Brasil e o GOB também não foi a Obediência Primaz do Brasil. Pois bem, o Irmão Ricardo Buchaul se aprofunda nesse tema de forma exemplar, não deixando espaço para dúvidas ao leitor livre e de bons costumes.

Essa obra é um compêndio de verdadeiras aulas de História do Brasil com uma visão rigorosa da participação ou não da Maçonaria na mesma. Deveria ser leitura obrigatória de cada maçom brasileiro, independente de grau, rito ou potência.

Parabéns, Irmão Ricardo Buchaul, pela obra de incontestável valor para a literatura maçônica brasileira. Nós, livres pesquisadores da verdade, agradecemos profundamente. Os interessados podem encontrar o livro no seguinte LINK.

3 comentários sobre “ESQUADRANDO O LIVRO: “GÊNESE DA MAÇONARIA NO BRASIL”

  1. Os comentários acima dizem tudo, o Ricardo sempre se propõem a fazer seu melhor.

  2. Kennyo Ismail, faz uma lista de livros recomendados pelos no esquadro e deixa como uma sessão do site.

  3. Irei ler o livro recomendado por você, obrigado meu irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *