Publicado em

Pitágoras, John Locke e a Maçonaria

pitagoras-lockeMuitos são os que acreditam em uma ligação histórica, e não somente simbólica, entre o famoso matemático e filósofo Pitágoras e o surgimento da Maçonaria na Europa. Como argumento, indicam a estreita ligação que Pitágoras proporcionou entre a Geometria e a Filosofia, incrivelmente comum em apenas uma instituição: a Maçonaria.

Respeitáveis escritores maçons evitam realizar tal conexão entre Pitágoras e a Maçonaria, considerando a ausência de indícios favoráveis e a fragilidade de tal proposição. Entretanto, vejamos o que John Locke, um dos mais conhecidos filósofos modernos, pai do empirismo e um dos pais do liberalismo, pensava a respeito disso.

Para ler o arquivo com o manuscrito reproduzido e comentado por Locke a respeito, com comentários adicionais de Laurence Dermott e Kennyo Ismail, preencha com o seu e-mail:

5 comentários sobre “Pitágoras, John Locke e a Maçonaria

  1. Esta carta, assim creio, deve ser um instrumento na formação dos novos AAMM, promovendo um contexto institucional histórico e filosófico. Excelente trabalho!(como sempre!)
    F&S

  2. Caro, mano Kennyo! Sabe o que mais me impressionou nos comentários do filósofo John Locke? Como um cara tão genial, tão instruído, pode demonstrar uma modéstia e humildade absurda diante de fatos desconhecidos para ele? Será que ele se tornou maçom? Talvez não podemos ter certeza absoluta, mas a autodeterminação de ser iniciado na Fraternidade tão logo ele fosse pra Londres leva-me a crer que ele tenha se iniciado nos Augustos Mistérios. Esse texto me deixou muito feliz! Tenha um ótimo começo de semana.

  3. Grande homem Kennyo! Venho aqui externar a minha imensa gratidão pela oportunidade de acesso a conhecimentos tão ricos e bonitos! Só tenho a te agradecer!

  4. Essa carta deveria servir como esteio e referência a todos os iniciados, é muito sincera e verdadeira ao afirmar que nem todos são iguais e que há aqueles que falham, porém outros há que buscam as verdades com toda a reverência,como de fato deve fazer todo o maçom.

  5. Se formos além temos Tesla (3 6 9), Fibonacci, Proporção Aurea, Arcos e pitagoras… maravilhoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *