Publicado em

O ANEL DE PRATA DO GRAU 33

anel frankTodos sabem que o anel do grau 33 deve ser de ouro. No entanto, esse objeto de desejo de tantos maçons não é cobiçado pelo valor de seu metal, e sim pela dignidade que ele representa. Se no Brasil, um maçom deve dedicar algo em torno de 6 a 10 anos para alcançar o 33º grau (a não ser que ganhe acesso ao restrito Elevador de Jacó), tempo esse que serviu de inspiração para o termo “faculdade de Maçonaria”, nos EUA muitos são os que falecem no 32º grau ou, no máximo, no 32,5º, o KCCH.

Porém, um maçom dos EUA resolveu quebrar essa “regra de ouro”. Ninguém menos do que Frank Sherman Land, o fundador da Ordem DeMolay, quando investido no grau 33, em 1925, adotando um anel de prata, em vez de ouro. Essa iniciativa lhe trouxe muita dor de cabeça na época, que foi diminuindo com o tempo e sua projeção como um dos mais importantes maçons de todos os tempos.

A polêmica do anel de prata já havia desaparecido quando, em 1945, seu grande amigo, conterrâneo e Presidente, Harry Truman, também foi investido no grau 33. Muitos foram os que relataram ter visto o Presidente Truman, em algumas ocasiões, ostentando também um anel de prata do grau 33. Alguns acreditaram que ele estava utilizando o próprio anel de Frank Sherman Land. Mas quem ousaria criticar de alguma forma o Presidente dos Estados Unidos?

A amizade de Frank Sherman Land e Harry Truman era conhecida por todos. Land era tido como o melhor amigo de Truman, que elogiava publicamente Land sempre que possível e se pronunciava também publicamente em favor da Ordem DeMolay, iniciativa de seu amigo. Há inclusive a célebre frase que Truman teria dito a respeito de Land: “Frank gosta de mim, apesar dos meus defeitos, e gosto dele porque ele não tem nenhum”. Assim, a ideia de que Truman usara o anel de Land não era totalmente absurda.

O anel de Frank S. Land é mantido em exposição, junto de outros pertences maçônicos, desde seu falecimento, e o uso do mesmo anel, ou de um similar, por Truman, caiu no esquecimento como uma lenda. Isso até dezembro do ano passado, quando o anel de Truman foi descoberto. Um anel de prata, idêntico ao de Land, e cujas inscrições internas comprovam que havia sido um presente de Land para Truman.

E agora, em abril deste ano, pela primeira vez os dois lendários anéis de prata do grau 33, de dois dos mais famosos maçons do mundo, serão expostos em conjunto, na 2016 Truman Lecture, conduzida por Clifton Truman, escritor e pesquisador maçônico, neto do Presidente Truman.

7 comentários sobre “O ANEL DE PRATA DO GRAU 33

  1. Muito obrigado por compartilhar esta estória conosco, Ir.’. Kennyo.
    Curiosidades iguais à estas nos fomenta (pelo menos no meu caso) a cada vez mais conhecer a história da nossa sublime instituição.

    TFA

    Henrique
    ARLS Fraternidade Blumenauense Nº 06

  2. 19 de Novembro meu 33 aqui em Conquista!

    Se puder se programar pra vir vai ser muito feliz.

    Já sei como vai ser meu anel do grau ^^

    1. Não poderia ser diferente não é SS! TFA

  3. Bom dia Meus Prezados IIr.’.
    Meus parabéns pelo conteúdo da matéria. Gostaria de receber outros do mesmo nível.

    TFA

    Donizete Melo
    Inspetor Geral da Ordem – GLMMG

  4. Muito boas as matérias publicadas.

  5. Muito boas as matérias contidas no blog. Gostaria de saber se já houve alguma referência/comentário ao texto SEISCENTOS ANOS DE RITUAL NA ORDEM, de autoria de Herry Carr, tradução do Ir.: Paulo Daniel Monteiro. Muito grato. TFA.

  6. Fantástico, realmente o contexto histórico referente a simbolia aqui apresentada é idônea e de boa-fé referendo esta prática tão bem formatada pelo Ir.’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *