O autor

Kennyo Ismail é professor universitário, com Bacharelado em Administração pela UnB, MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC e Mestrado Acadêmico em Administração pela EBAPE-FGV.

Na Maçonaria Simbólica, é Mestre Instalado, tendo sido Venerável Mestre da Loja Maçônica “Flor de Lótus #38”, filiada à Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF, da qual é membro ativo. É membro honorário das Lojas Maçônicas “Construtores do Adro #225″, Construtores da Esperança #226” e “Ahiman Rezon #256”, filiadas à Grande Loja do Estado da Bahia – GLEB; e da Loja “Arautos dos Ritos Maçônicos #747”, filiada à Grande Loja do Estado de São Paulo – GLESP. É portador da Comenda do Mérito Literário “José Castellani” (GODF-GOB), e atualmente é Grande Bibliotecário da GLMDF.

No Rito de York, é Past Sumo Sacerdote do Capítulo “Fredericksburg #16” de Maçons do Real Arco, filiado ao Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, o qual é jurisdicionado ao General Grand Chapter of Royal Arch Masons International; atual Mui Ilustre Grão-Mestre do Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil, o qual é jurisdicionado ao General Grand Council of Cryptic Masons International; e Cavaleiro Templário, membro da Comanderia “Dom Bosco” – UD, filiada à Grande Comanderia de Cavaleiros Templários do Brasil, jurisdicionada ao Grand Acampment of Knights Templar of USA.

No Rito Escocês Antigo e Aceito, é Grau 33, membro honorário do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil; e no Shriners,  foi Presidente do Almas Brasília Shriners Clube, filiado ao Almas Temple, de Washington, DC, Gestão 2014.

Membro-correspondente das Lojas de Pesquisas norte-americanas: American Lodge of Research, Missouri Lodge of Research e Southern California Research Lodge. É também filiado às Instituições Maçônicas Internacionais: Philalethes Society, The Masonic Society, Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis, Grand Council of Allied Masonic Degrees of the United States of America e Masonic Library & Museum Association. 

No Grand College of The Holy Royal Arch Knight Templar Priest and Order of Holy Wisdom é Grau 33, membro da Ordem da Sagrada Sabedoria, Past High Priest do Tabernáculo Villas-Boas e District Director of Ceremonies do Distrito 55 da Ordem, que engloba o Centro-Oeste e o Norte do Brasil.

É Editor-chefe da revista “Ciência & Maçonaria”, a primeira revista acadêmico-científica dedicada ao estudo da Maçonaria na América do Sul, vinculada ao NP3-CEAM-UnB; professor do curso de pós-graduação em “História da Maçonaria” pela UnyLeya e em “Maçonologia” pela Uninter; e membro da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal, ocupando a cadeira No.33.

Palestrante conhecido no meio maçônico, é autor de diversos artigos publicados em várias revistas e sites maçônicos no Brasil e em outros países. Foi revisor técnico e prefaciou a edição brasileira do best-seller internacional Freemasons for Dummies (Maçonaria para Leigos), publicado pela AltaBooks (2015); traduziu e comentou a obra “Ahiman Rezon – A Constituição dos Maçons Antigos”, publicado pela A Trolha (2016); e é autor dos livros: “Desmistificando a Maçonaria” (2012), “O Líder Maçom” (2014), “Debatendo Tabus Maçônicos” (2016), “História da Maçonaria Brasileira para Adultos” (2017), e “Um Clone para Deus: o Caos sobre a Ordem” (2017).

16 comentários sobre “O autor

  1. Boa noite meu Ir.’.
    A A.’. M.’. E.’. C.’. e sou membro ativo da ARLS Arraial da Ajuda n. 70, filiada ao GOE-MT no Oriente de Cuiabá, que pratica o Rito de York.
    Gostaria que pudesse me ajudar sobre pesquisas ou material sobre o fundamento das Colunas B e J ficarem dentro do T.’. e qual o local exato.
    Na nossa loja elas ficam a frente da porta por onde ingressam os candidatos à iniciação.
    TFA

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Rodrigo, recomendo a leitura do seguinte post aqui do blog: http://www.noesquadro.com.br/2011/03/as-colunas-sao-dentro-ou-fora-do-templo.html

    1. Perdão, corrigindo “Arraial da Forquilha n. 70”

  2. Apenas para informar que tambou sou um Ir.’. M.,’. M.’., obreiro da nossa A R L S “Profeta Issa”, Or.Teixeira de Freitas, BA.

  3. Bom dia Irmão Kennyo!

    Gostaria de um material que fale das colunas e pilares da maçonaria.

    Tem como?

    Abraços.

  4. ola, estou procurando um maçon esclarecido para entender da melhor forma possivel o mundo maçon. Conheçe algum para me indicar com o termo, 2b1ak1

    Kennyo Ismail – 2b1ask1 significa “para ser um, pergunte a um”.

  5. Gostaria de maiores informações sobre os fundamentos da maçonaria e se literaturas sobre a Maçonaria e a kabala.

    Grato

  6. Prezado Irmão Kennyo;

    Sou Vm de uma loja maçônica CLAM – Compromisso, Lealdade e Amizade, nº. 788 filiada GLESP, adotamos o Ritual da Emulação, gostaria de saber se possível:
    1- como fazer contacto com o irmão para uma palestra em nossa loja?
    2- assim como, os detalhes de sua locomoção e honorários.

    Caso interessar gostaria de deixar meu email: albertobenlulu@hotmail.com
    telefones: (11) 32882565, (11) 9.9662.2342

    Fraternalmente.
    ALBERTO A. BEN LULU

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Alberto, enviarei e-mail em pvt para você.

  7. gostaria de fazer contato com o irmão Kennyo.

    Att

    ALBERTO A BEN LULU

  8. Meu irmão, assim como o irmão acima também estou precisando do seu contato para conversar a respeito de palestras. Aguardo a resposta. Grato.
    email: caio_773@globo.com

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Caio, por favor, entre em contato por e-mail: kennyoismail@noesquadro.com.br

  9. Senhores, boa tarde.
    Fiz uma compra no sabado pela manhã e o sistema informa que o pagamento está “pendente” – como proceder? O débito já consta em meu cartão.
    Desculpem, não encontrei outra forma de me comunicar, por isso o faço por aqui.

    Kennyo Ismail – Angelo, boa noite. Em alguns casos, demora-se até 48 horas entre a confirmação de pagamento do PagSeguro e a liberação no sistema. De qualquer forma, já fizemos manualmente a liberação. Qualquer dificuldade, pode entrar em contato pelo e-mail escola@noesquadro.com.br

    1. Ok, obrigado.
      Espero voltar a ver o Respeitavel Irmão no Curso de Maçonologia.
      Até lá!

  10. Olá!
    Tive o prazer de ler o livro “História da Maçonaria Brasileira para adultos” e gostaria de deixar aqui registrado o prazer dessa leitura.
    Buscava nessa literatura apenas esclarecimentos históricos, porém essa obra foi muito mais além e apresentou um estudo bem fundamentado e atrativo.
    Parabéns! SFU!

    Kennyo Ismail – Muito obrigado, meu irmão. Fico muito feliz que tenha apreciado a leitura! TFA.

  11. Olá, sou de Santa Catarina e estive na sua palestra na grande assembleia na GLDF no dia 21-08, muito bem apresentada, parabéns.

    Meu e-mail de contato está no cadastro.

    Amauri

  12. Bom dia!!! Grande e Mui Valoroso Mestre.
    Estou buscando subsídios para uma pesquisa que não estou tendo sucesso, pois não a encontro…
    Por isso, rogo que caso o Ir.’. tenha alguma coisa sobre o tema me faça o entendimento. Eu faço parte da Loja Estrela da Aurora, ao Or.’. de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, Loja esta filiada ao G.’.O.’.R.’.G.’.S.’. . O Tema da pesquisa é sobre: ‘A Abertura do Livro da Lei’ , temos conhecimento que nem todos os ritos utilizados no Brasil realizam a abertura do Livro da Lei. Entretanto, o questionamento que foi exposto e, me fez pesquisar foi o que ocorre quando o Livro da Lei não for a Bíblia Sagrada, … o que ocorre… por exemplo quando for o Torá, os Vedas, O Alcorão… Também é lido Versículos, ou é adotado outro procedimento. Desde já agradeço por disponibilizar esta oportunidade de estar consultando.
    S.’.F.’.U.’.
    Ir.’. Paulo R.E. Meirelles

  13. Boa noite Prezado Veneravel kennyo ,
    Sou |Rio de Janeiro e fui iniciado na Loja GOI na Luz em Sao Paulo , gostaria receber informaçoes por email sobre literatura , eventos para crescimento espiritual e filosofico .
    Gadu abençoe sua vida ricamente com sua paz.

    Kennyo Ismail – Cadastramos seu e-mail em nosso informativo e, a partir de agora, receberá nossa newsletter com as novidades do blog.

  14. Valho-me desta seção para comunicar-me com o blog, pois não há um link para tanto.
    Tentei ler um artigo e me pediu o e-mail. Forneci e recebi o aviso de e-mail desconhecido.
    Estranhei, pois recebo normalmente o Boletim. Tentei inscrever-me e não há onde na página.
    Podem me orientar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *